Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

15 MAI

Cabreúva participa de reunião da Câmara Técnica do CBH-SMT


Atualizado em 15 Mai 2018 às 08h

A Prefeitura de Cabreúva, através da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, participou da reunião da Câmara Técnica de Eventos e Educação Ambiental do Comitê de Bacia Hidrográfica Médio Tietê (CBH-SMT). O evento aconteceu na cidade de Tatuí, em 11 de maio, com as presenças da chefe do setor de Meio Ambiente, Andrea Yoshikawa, e da técnica em Recursos Hídricos, Gláucia Cristiane de Sousa.

Na reunião, os membros do Comitê que participaram do Fórum Mundial da Água (realizado em Brasília em março, com o tema ‘Compartilhando Água) fizeram o relato das visitas técnicas, palestras e oficinas às quais estiveram presentes. Os participantes do Fórum lembraram, ainda, que conheceram projetos com foco em educação ambiental, entre os quais: Educação ambiental  para a Restauração Ecológica, Educação Ambiental para  pessoas em situação de vulnerabilidade  social (Quênia), Realidade Virtual (com uso de óculos 3D, simulando o futuro em Piracicaba). Outros destaques do Fórum Mundial da Água relatados pelos participantes foram a presença de maquetes explicativas  sobre fossas sépticas , direcionadas às áreas rurais dos municípios; maquetes  que explicavam o ciclo hidrológico em formato de terrários; projetos de trilhas e exposição do habitát; e uso do teatro e dança como  formas de Educação Ambiental.

Além do relato sobre o Fórum, os presentes à reunião da Câmara Técnica conheceram os 14 pleitos de Educação Ambiental que serão financiados com recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). No total, serão utilizados, nestes projetos, R$ 4.390.218,89. Tais pleitos foram aprovados na plenária do Comitê em 28 de abril.

A reunião foi finalizada com apresentação das ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela Associação dos Amigos do Vale do Botucatu. O foco daquelas ações é apresentação e compreensão das fragilidades e as necessidades de preservação e uso sustentável do solo, já que o relevo da cidade de Botucatu é o ‘Cuesta Arenito Basáltico’ - apresenta solo em arenito. Outra peculiariedade é que toda a água existente no município vem da chuva. A água escorre no solo, escoa e nas partes mais altas (por causa do relevo) forma as cachoeiras.

Botucatu, assim como Cabreúva, é integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Integram o grupo representantes do poder público (esferas estadual e municipal), sociedade civil (ONGs, universidades e associações) e usuários de água.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 ABR

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente realiza reunião com o CODEMA

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.