'Time do Emprego': programa apoia cabreuvano na recolocação do mercado de trabalho - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        

        

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        

		
		


    



Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

'Time do Emprego': programa apoia cabreuvano na recolocação do mercado de trabalho

Um grupo de profissionais cabreuvanos é responsável pelo programa ‘Time do Emprego’. Desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o Time do Emprego tem o objetivo de inserir ou recolocar pessoas no mercado de trabalho.

O projeto foi criado em 2007 pela então coordenadora do Balcão de Empregos, Elisa Nogueira Cobra, e pelo agente de Crédito do Banco do Povo Paulista, Cristóvão Correia. Em 2011, já como fruto da ideia, foi implantado o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Em 2014, além dos dois profissionais já citados, também passou a integrar o programa a coordenadora do PAT, Dalva de Oliveira.

O ‘Time do Emprego’, portanto, passa a atuar na prática, em 2014, orientando e preparando o trabalhador na busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

Os participantes formam um time, ou seja, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou uma ocupação. Nesses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, bem como são incentivados a conhecerem as próprias habilidades e competências.

Depois de contabilizar um grande número de pessoas que conseguiram reingressar no mercado de trabalho formal, o Time do Emprego de Cabreúva deu origem a um novo projeto: o de levar, aos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, a oportunidade de também se beneficiar do programa.

No projeto em que apresentaram visando a expansão do programa ‘Time do Emprego’, os facilitadores argumentaram que a importância dos conhecimentos de formação escolar deveria se somar ao desenvolvimento das relações interpessoais – o que poderia ser alcançado graças às dinâmicas e reuniões do ‘Time do Emprego’.

Como exemplo de uma das oficinas ministradas pelos participantes, o ‘Time do Emprego’ do EJA da Emeb Maestro participou, há cerca de duas semanas, de uma palestra ministrada por um consultor do Sebrae Aqui, cujo tema foi ‘Empreendedorismo’. Nesta palestra também estava presente Mayara Faria de Oliveira, facilitadora que ingressou este ano no projeto.

Em Cabreúva, o Time do Emprego adaptado para o EJA conta com o apoio das secretarias municipais de Gestão Pública, Assistência Social e Educação, bem como com o apoio integral do prefeito Henrique Martin.

Compartilhar :
Facebook
Twitter
Google Plus
Linkedin
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2019 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.