Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Saúde

26 OUT

Saúde forma nova equipe para coordenar Planejamento Familiar no município


 

Na manhã da última terça-feira, 25, a secretaria de Saúde e a Santa Casa de Cabreúva promoveram um encontro com seus médicos e enfermeiros para atualizar o protocolo de planejamento familiar do município.

Conduzindo o encontro, o médico Dr Pedro Engelberg discutiu artigos da lei federal 9.263, de 12 de janeiro de 1996, juntamente com a secretária de saúde Dra Rita Moraes Hollo, com a diretora de Saúde Dra Regina Ravazzi e com enfermeiros coordenadores das Unidades de Saúde da Atenção Básica, psicóloga, médicos ginecologistas  da rede municipal, a interventora da Santa Casa, Elisabeth Gomes Martins e com a enfermeira obstetriz do hospital.

“Nossa intenção é formar um novo comitê de planejamento familiar para que os casais que procuram a esterilização cirúrgica saibam que existe uma série de critérios para se fazer a laqueadura ou a vasectomia e que essa deve ser uma decisão conjunta e muito bem pensada pelo casal. Existem vários outros métodos contraceptivos que também podem ser usados, evitando um arrependimento futuro por não poder ter mais filhos”, afirmou a secretária Rita.

De acordo com a secretária de Saúde o comitê será formado por médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogo. Os casais que querem realizar o planejamento familiar, a procura da esterilização cirúrgica ou sobre outros métodos contraceptivos, devem procurar orientação com a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Planejamento Familiar

Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário de informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos.

No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007.  Ela inclui oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

Toda mulher em idade fértil (de 10 a 49 anos de idade) tem acesso aos anticoncepcionais nas Unidades Básicas de Saúde, porém  precisam comparecer a uma consulta prévia com profissionais de saúde. A escolha da metodologia mais adequada deverá ser feita pela paciente, após entender os prós e contras de cada um dos métodos. (Fonte: Ministério da Saúde).

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Planejamento familiarsaúdesanta casa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.