Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Saúde

12 MAR

Projeto diminui em quase 60% número de casos de pressão alta


Atualizado em 19 Mar 2024 às 09h

O programa “Saúde de Encontro”, realizado pela secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Esportes de Cabreúva, diminuiu em 59% o número de casos de pressão alta entre os participantes do grupo de ginástica do estádio municipal Tancredo Neves, no centro, durante o ano de 2023. O projeto leva os agentes de saúde da USF do bairro até o ginásio, onde eles realizam atendimentos como aferição de pressão, glicemia, peso, medição de circunferência entre outros, após as aulas. Esse atendimento acontece a cada dois meses e, durante este intervalo, os alunos são agendados para continuar o acompanhamento presencialmente na USF. Outros atendimentos multidisciplinares também são realizados, como palestras sobre nutrição e, o mais recente iniciado nesta semana, bate-papo com psicólogos. A ideia é que os alunos, a maioria idosos, sejam acompanhados regularmente para prevenir o desenvolvimento de doenças.

O programa começou no início de 2023 e o resultado tem sido positivo: dos 17 alunos que possuíam problemas de hipertensão, dez já conseguiram controlar a doença e apenas sete continuam a realizar tratamento com remédios, mas já com a situação estabilizada.

“O nosso objetivo é trazer os serviços que oferecemos na USF até os moradores e poder dar continuidade a esse atendimento com indicação a outros especialistas que a unidade oferece. Conseguimos já uma melhora muito grande na saúde dos alunos. A maioria deles são mulheres, idosas, viúvas ou que moram sozinhas, por isso agora também estamos trazendo um psicólogo para conversar e cuidar também do emocional delas.” conta o agente de saúde Daniel Nunes.

Maria Dirce Prado, uma das alunas da ginástica, começou a fazer as aulas sob recomendação médica. Professora aposentada, ela passava por uma depressão profunda após um AVC. Agora, já voltou a ter uma rotina junto com as amigas de atividade. “Hoje eu consigo caminhar melhor, com mais equilíbrio, além de melhorar a minha pressão. O grupo devolveu a minha confiança e sou muito grata a eles.” diz, emocionada.

A procura pela atividade física também aumentou: o número de alunos praticamente dobrou, passando cerca de 30 para 60 em menos de um ano. A professora de educação Física, Roseli Garcia, conta que até a disposição dos alunos melhorou após o início do projeto. “Hoje nós viramos uma família. Elas não faltam mais, são mais disciplinadas e melhoraram muito o rendimento nas aulas. É como se fosse um abraço, uma acolhida, elas se sentem ouvidas” afirma.

O programa “Saúde de Encontro” é realizado também nos bairros Vilarejo e Jacaré. Quem quiser participar dos grupos de ginástica, pode ir até o centro esportivo de seu bairro: 

 Centro, de terça e quinta, das 08h às 09h; Arena Jacaré, das 09:40 às 10:40 e no Silvia Covas (Vilarejo), de segunda e quarta, das 08h às 09h.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Imprensa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.