Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Saúde

15 JAN

Ministério da Saúde disponibiliza vacina contra o HPV para meninos de 12 e 13 anos


A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, informa que as vacinas contra o HPV estarão disponíveis, para meninos de 12 e 13 anos e para meninas de 9 a 13, nas unidades de saúde a partir da segunda-feira, 23. Até o ano passado, a vacina era disponibilizada apenas para meninas.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. 

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas e confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

“A vacina é muito importante na prevenção dos cânceres. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer com mais casos no mundo, com 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV”, explicou Lucimar Imperio, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Para receber a vacina, o menino deve ser ir, acompanhado por um responsável, até uma unidade de saúde com a carteirinha do SUS e caderneta de vacinas.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: vacinahpv
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.