Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Assistência e Desenvolvimento Social

09 MAR

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promove encontros no Dia da Mulher


O Dia da Mulher foi comemorado nos quatro equipamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (CRAS Bonfim, CRAS Jacaré, CREAS e Núcleo de Atendimento) e em todos os eventos, as mulheres foram convidadas a refletir sobre as novas concepções de identidade feminina, tanto no aspecto individual quanto no aspecto social, através de rodas de conversas, dinâmicas de grupo, chá da tarde e outras atividades.

As mulheres que participaram também obtiveram informações básicas sobre como acionar a rede de proteção.

Os CRAS e Núcleo de Atendimento optaram por trabalhar as questões pertinentes à data através de rodas de conversa, já CREAS ampliou as ações para espaços públicos, instalando faixas com frases de encorajamento feminino foram confeccionadas e afixadas nos pontos de maior circulação do município.

Já o CREAS desenvolveu atividades como o “Varal de Reflexões”, em que cada participante retirava do varal um bilhete reflexivo sobre a condição, as possibilidades e os questionamentos com relação a “jargões” feitos sobre as mulheres. Foi uma ideia inicial de intervenção na região do Jacaré, o varal foi fixado em dois pontos de ônibus do Boulevard, em um ponto de ônibus da Rua Fernando Nunes e em frente ao CREAS.

Frases como “lugar de mulher é onde ela quiser”, “mulher é piloto de fogão (e de carro, e de trator, e de caminhão, e de avião,...)”, “cada mulher é bela a sua maneira, não rotulem as mulheres, respeite-as”, entre outras estavam nos bilhetinhos com a hashtag #8DEMARÇOCABREUVA, também como forma de movimentar as redes sociais. “Observamos os visitantes do CREAS, vizinhos e passantes retirarem os bilhetes e todos pareciam bem interessados nas mensagens. Findamos o dia sem bilhetes nos pontos fixados, o que demonstra termos atingido um dos objetivos do dia”, comentou Ezilda Aparecida Candiani, coordenadora do CREAS.

O CREAS também realizou o evento “Chá Lilás”, com objetivo de criar identidade social. Houve uma roda de apresentação e um breve histórico do dia 8 de março, seu surgimento, as reivindicações sociais das mulheres trabalhadoras e alguns símbolos do movimento feminista como o “batom vermelho”, que foi marca das manifestações das sufragistas e é uma forma de destacamento não só da beleza da mulher, mas principalmente de sua fala.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Dia da MulherCrascreas
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.