Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

16 NOV

Ela transforma lixo em alegria. Conheça dona Maria, a artesã que restaura brinquedos quebrados


Atualizado em 16 Nov 2021 às 10h

A doce dona Maria Martinho, 77 anos, faz um trabalho sensacional no município. Ela transforma o que iria para o lixo em presentes de Natal para as crianças. São 17 anos restaurando brinquedos quebrados e levando amor no Natal para crianças em vulnerabilidade social.

O trabalho começou em meados de 2004, quando dona Maria ingressou na Pastoral da Criança na cidade de Santo André, antes de se mudar para Cabreúva. No início ela restaurava poucos brinquedos, mas depois a quantidade começou a aumentar e ela, muito religiosa, fez promessa para que enquanto tivesse condições nunca mais deixasse de fazer esse trabalho social.

Ao longo desses 17 anos, dona Maria já restaurou mais de 5 mil brinquedos. No último Natal, cerca de 500 crianças cabreuvanas ganharam seus presentes.

Sua rotina de consertos começa entre março e abril de todo ano. Em sua casa no Vilarejo onde mora com o esposo José Martinho, há um quartinho com máquina de costura, tecidos, linhas coloridas e muito material para customização das peças. Além de bonecas, com a ajuda do marido ela também restaura carrinhos e todo tipo de brinquedos. O trabalho é tão perfeito que as peças ficam como novas. Os custos do material utilizado nos consertos são arcados com a venda de latinhas. 

Os brinquedos são doados para as pastorais da cidade que entregam em vários locais. A previsão deste ano é entregar cerca de 400 itens. Junto com eles também vai um saquinho de doces - tudo preparado com muito amor por dona Maria. No ano passado foi a primeira vez que ela entregou, pessoalmente, brinquedos seus para as crianças. Em todos os outros anos ela deixava os brinquedos para que outras pessoas os entregassem. 

 “Em 2020 foi a primeira vez que vi uma criança pegar um brinquedo restaurado por mim, lá na Pedreira. Não há dinheiro que pague trabalhar para ver as crianças felizes. Elas não têm maldade, nem falsidade, e o meu maior retorno é saber que consegui através desse trabalho deixar uma criança mais feliz”, afirma.

Dona Maria, nós da Prefeitura de Cabreúva a parabenizamos por esse trabalho tão lindo. Seu dom transformador torna o mundo mais bonito. 

Obrigada??

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.