Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Saúde

09 MAR

Enfermeiros e técnicos fazem treinamento sobre estomas


Atualizado em 09 Mar 2020 às 11h

 

A equipe de enfermagem – enfermeiros e técnicos – da rede municipal de saúde (unidades básicas, Unidade de Pronto-Atendimento e serviço de ambulâncias) participou, na sexta-feira (6), de um treinamento sobre estomas, realizado na unidade do Vilarejo.

 

A responsável pelo treinamento foi a enfermeira Hellen Taivona dos Santos Silva, que é especialista em dermatologia e representante da empresa Convatec (fornecedora de produtos para estoma). O objetivo do treinamento é proporcionar conhecimento teórico e técnico sobre como avaliar e cuidar das pessoas que possuem estoma, que é a exteriorização do intestino para eliminação das fezes.

 

O programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde, já faz o acompanhamento de pacientes estomizados. “Mas é importante que toda a rede tenha esse conhecimento, pois o paciente acessa toda a rede e todos devem saber como orientar e cuidar”, afirma a enfermeira Mirela Chaves Dias, coordenadora do Melhor em Casa.

 

Mirela destaca ainda que ter um estoma é algo que muda os hábitos de vida do paciente. “A enfermagem tendo conhecimento de como avaliar e cuidar de um estoma evita uma série de transtornos e complicações além de ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente”, reforça.

 

Mais – Um estoma é a abertura feita no abdômen como um caminho alternativo para o intestino e eliminação das fezes. Normalmente, são pacientes que têm ou tiveram câncer ou outras doenças intestinais graves. Essa intervenção pode ser temporária ou permanente.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: enfermagemestomasaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.