Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Saúde

18 MAI

Dia 18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial


A luta antimanicomial teve início no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país. E isso não é apenas uma coincidência, uma vez que não há saúde mental sem liberdade. Nessa época, uma rede de pessoas das mais variadas posições: pacientes, familiares, profissionais de saúde, intelectuais, políticos, entre outros, se uniram para lutar pelos direitos das pessoas em sofrimento mental.
Até então, os diagnosticados com transtornos mentais severos ou não, a depender de seus recursos financeiros, de sua classe social, de se ajustar ou não às “normas” ditadas pela sociedade, eram excluídos do convívio comum e confinados em hospícios, onde, além de não receberem tratamento adequado, perdiam sua identidade juntamente com a dignidade. Eram esquecidos, muitos passaram a vida toda confinados, sujeitos a violências físicas e psíquicas. Nem crianças escapavam...
O manicômio, fruto da intolerância à diversidade, vitimou e anulou vidas de milhares de pessoas na história de nosso país.
A luta antimanicomial insiste há mais de 30 anos na construção de uma rede de cuidado em saúde mental inclusiva, em que cada pessoa possa se cuidar e ser cuidada, em sua radical diferença, em liberdade, construindo laços com sua comunidade.
Graças à luta antimanicomial, em 2001, foi sancionada a lei 10.216/01 – Lei Paulo Delgado, que redirecionou o modelo de assistência às pessoas em sofrimento psíquico fechando os hospícios e criando novos equipamentos de atenção à saúde mental, desta vez no seio da comunidade. O CAPS é fruto dessa luta! Representa cuidado em liberdade, mas não sem os outros, ou seja, cuidado em rede: usuário, profissionais, familiares, comunidade. É por um tratamento que preserve a dignidade e a liberdade que precisamos continuar lutando.
Por uma sociedade sem manicômios! Defendam o SUS!
Protejam o CAPS!


 Equipe de Saúde Mental de Cabreúva (CAPS/ASM/CRICA)

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Secretaria da Saúde
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.