Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Perfil de Cabreúva

O nome do município é originário da árvore Cabreúva do tipo pardo (Myrocarpus Frondosus, da família Leguminosae-Papilionoideae) conhecida pelos índios como "Kaburé-Iwa" (árvore da Coruja). Cabreúva foi fundada em princípios do século XVIII por um membro da família Martins e Ramos, do município de Itu, o qual, à procura de um lugar para instalar-se, subiu explorando a margem direita do Rio Tietê até encontrar um vale encravado entre cinco grandes serras - que mais tarde seriam denominadas Japi", Guaxatuba, Guaxinduva, Cristais e Taguá, onde, constatando o clima ameno, a fertilidade do solo e a abundância de água existentes, estabeleceu-se. 

 

Senhor de muitos escravos e dono de grande fortuna, Martins, acompanhado pela família, ocupou a terra e dedicou-se a cultivar cana-de-açúcar para a fabricação de aguardente, dando início à instalação de engenhos que se tornariam a maior força econômica da localidade durante décadas; produzindo uma cachaça que ganhou notoriedade e tornou-se famosa muito além de suas fronteiras, dando à cidade o popular slogan de Terra da Pinga.      

 

Aproximadamente um século após a fundação, uma família de lavradores doou o terreno para a construção de uma capela, que foi erguida sob a invocação de São Benedito que, poucos anos depois de sua fundação, em virtude da precariedade da construção, desmoronou ante a força de um grande temporal. No mesmo local, passados alguns meses, foi erigida, por um fazendeiro, uma nova capela, até que, em 1856, com recursos levantados pela comunidade, ergueu-se a Matriz atual, em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, Padroeira dde Cabreúva, que é homenageada em 15 de setembro.

 

Árvore Cabreúva

 

O nome do município é originário da árvore Cabreúva do tipo pardo (Myrocarpus Frondosus, da família Leguminosae-Papilionoideae) conhecida pelos índios como "Kaburé-Iwa" (árvore da Coruja).
A cabreúva é muito valorizada pela densidade da madeira (0,91g/cm³) e pelas propriedades medicinais do líquido aromático liberado quando se efetuam incisões no tronco, o qual produz um bálsamo muito utilizado na medicina popular.
O topônimo fixou-se em virtude da utilização de um tronco da árvore - que costuma atingir média de 25 metros de comprimento, com 90 cm de diâmetro - como pinguela (ponte) para facilitar a travessia de pedestres sobre o Ribeirão dos Padres (atualmente Ribeirão Cabreúva) às margens do qual estava o então Distrito de Paz que viria a se tornar o centro da cidade.

Também conhecida como Óleo Pardo, Pau-de-bálsamo, Cabrué, Caboriba, Cabureíba, Jataúba, Pau D‘óleo... dentre outros nomes, a árvore fornece madeira principalmente para uso externo, como mourões, dormentes e vigas para pontes, além da utilização como revestimento decorativo em lambrís e painéis.
O uso paisagístico é recomendado apenas em parques e jardins de grandes dimensões, pois é planta que precisa de espaço. Desenvolve-se muito bem em formações tropicais como florestas pluviais da encosta Atlântica - com exceção para o cerrado, onde não é encontrada.

Floresce entre os meses de setembro e outubro, com amadurecimento dos frutos em novembro e dezembro, os quais, se colhidos no início da queda espontânea, podem ser utilizados para a semeadura como se fossem sementes, não devendo, no entanto, ser armazenados por período superior a 03 meses.
Para a produção de mudas, deve-se colocar as sementes para germinar logo que colhidas, em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato de matéria orgânica e argila, e mantê-las em ambiente semi-sombreado. A germinação ocorre normalmente entre o 10º e o 15º dia e o desenvolvimento das plantas é médio, alcançando 2,5 metros em 2 anos.

 

Dados Estatísticos 

 

População estimada 2021: 51.130
População 2010: 41.604
Área da unidade territorial (km²): 260,234
Densidade demográfica 2010 (hab/km²): 159,87

Fonte: IBGE


Formação Administrativa

 

  • Distrito criado com a denominação de Cabreúva, por Decreto de 09 de dezembro de 1830, no município de Itu. 
  • Elevado a categoria de vila com a denominação de Cabreúva, por Lei Províncial no 12, de 24 de março de 1859, desmembrado de Itu.
  • Constituído do Distrito Sede em 24 de julho de 1859. Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.
  • Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o município de Cabreúva se compunha do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. 
  • Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o município de Cabreúva pertence ao termo judiciário de Itu, da Comarca de Itu, e se compõe do Distrito Sede. 
  • No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o município de Cabreúva é composto de 1º único Distrito Cabreúva e pertence ao termo de Itu, na comarca de Itu. Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944.
  • Fixado o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Cabreúva ficou composto igualmente de 1º Distrito, Cabreúva e pertence ao termo e comarca de Itu. Constituído ainda apenas de 1º Distrito, Cabreúva, comarca de Itu, nos quadros territoriais fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII­1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-53 e 1954-58. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960. 
  • Lei Estadual no 8092, de 18 de fevereiro de 1964, cria o Distrito de Bonfim do Bom Jesus e incorpora ao município de Cabreúva.
  • Lei Estadual no 4954, de 27 de dezembro de 1985, cria o Distrito de Jacaré e incorpora ao município de Cabreúva.
  • Em Divisão Territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído 3 Distritos: Cabreúva, Bonfim do Bom Jesus e Jacaré. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

 

Feriados Municipais - Lei 1.863-09


24 de março: aniversário do município.
Sexta-Feira Santa
Corpus Christi
15 de setembro: dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do município.
20 de novembro: dia da Consciência Negra. 

 

Calendário de Feriados e Pontos Facultativos 2022

 

Geografia


A paisagem é dominada por duas formações geográficas destacadas: as serras (Japi, Guaxatuba e Taguá) e o Rio Tietê.
As altitudes no município variam entre 640 m no centro do município até 1.200 no alto da Serra do Japi.
O município possui uma área territorial total de 261 km², sendo 96 km² de área urbana e 165 km² de área rural, tendo como municípios vizinhos ao norte: Indaiatuba e Itupeva, ao sul: Pirapora do Bom Jesus e Araçariguama, ao leste: Jundiaí e a oeste: Itu.

 

Clima

 

A cidade apresenta um clima quente e temperado. Em Cabreúva existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano, sendo que ainda no mês mais seco há muita pluviosidade. O clima é classificado como Cfa, segundo a Köppen e Geiger. A temperatura média é 19.6 °C. 1349 mm é a pluviosidade média anual. O valor mais baixo para a umidade relativa é medido em Agosto (66.53 %). A umidade relativa do ar é mais alta em Março (80.58 %). Em média, os dias menos chuvosos são medidos em Agosto (4.37 dias). O mês com os dias mais chuvosos é Janeiro (21.00 dias).

 

 

Hidrografia


Rio Tietê
Rio Piraí

 

Rodovias


SP-312
SP-300

Compartilhar :
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Imprimir

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.