Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

17 ABR

Vigilância Sanitária oferece treinamento à equipe de limpeza em saúde


A Vigilância Sanitária formulou, organizou e aplicou um treinamento de higienização em saúde para toda a equipe de limpeza da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A proposta do treinamento teve como objetivo estabelecer um processo de trabalho padrão para a atividade, em conformidade com as normas de segurança e normas sanitárias. Em parceria com a coordenação de Educação Permanente e em conformidade a filosofia Lean, que está sendo implantada na Saúde, o curso englobou teoria e prática.

Débora Hegedus, coordenadora da Vigilância Sanitária, responsável por toda a formulação do curso, falou desde o que são microorganismos e infecções até como controlar os agentes infecciosos por meio da higienização. Débora apresentou os produtos disponíveis, como usar adequadamente cada um e em quais situações, a diferença entre limpeza, desinfecção e higienização, as expectativas da gestão quanto à postura profissional, classificação de risco dos ambientes, além de técnicas que facilitam a atividade.

Já a fisioterapeuta Lilian Albano foi a responsável por levar até os servidores informações sobre postura e ergonomia, a fim de melhorar a qualidade de vida desses funcionários e diminuir lesões e dores por movimentos repetitivos ou executados de maneira errada. Lílian deu dicas de como eles poderiam executar as tarefas do dia a dia sem sobrecarregar joelhos e colunas: o jeito certo de pegar e carregar baldes, como segurar vassouras e rodos e a melhor posição para cada processo de limpeza, assim como dicas para serem usadas em casa para descansar.  Lílian também falou sobre a importância da atividade física e tirou as dúvidas dos funcionários.

Aline Martin, que trabalha na limpeza da UPA, conta que achou a experiência bem interessante. “Aprendi coisas que eu não sabia e que, além de usar na UPA, usarei também na minha casa, como a técnica dos dois baldes ou até mesmo a forma com que passamos o rodo. Muito interessante também a palestra com a Dra Lilian sobre a posição que se deve trabalhar. Gostei dos truques fáceis que ela ensinou para aliviar as dores na lombar. Fiquei imensamente feliz e lisonjeada por ter a oportunidade de participar, agradeço pela oportunidade”, disse Aline.

“Eu gostei muito do curso e já vi mudanças, melhoras, no jeito de trabalhar. Espero que as pessoas continuem comprometidas, porque foi muito bom mesmo”, disse Maria Conceição, que também trabalha na UPA e teve a oportunidade de participar do curso.

Segundo a Vigilância Sanitária, o mesmo treinamento será oferecido aos profissionais que atuam nos demais equipamentos de saúde. “Queremos que todos atuem da mesma forma, com a mesma qualidade e eficiência”, comentou Débora.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Cursotreinamentolimpezalean
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

12 ABR

Saúde promove Dia D de vacinação neste sábado (13)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.