Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

10 JAN

Secretaria de Saúde abre inscrição para grupos antitabaco


Atualizado em 10 Jan 2020 às 10h

Estão abertas as inscrições para os grupos terapêuticos antitabagismo em Cabreúva. Os encontros semanais começam na segunda quinzena de fevereiro e terão duração de seis meses. Os interessados podem se inscrever na unidade de saúde mais próxima de casa.

 

De acordo com a coordenadora do programa antitabagista da cidade, a psicóloga Katery Rodrigues, a Tilly, a princípio serão montados quatro grupos, nas unidades Vilarejo, Jacaré, Bonfim e Centro. Dependendo da demanda, poderão ser abertas novas turmas. Os encontros ocorrem sempre das 17h às 19h. As datas ainda serão definidas.

 

O primeiro grupo antitabaco de Cabreúva foi formado em 2016. Desde então, mais de 1.500 pessoas já participaram do programa. Segundo Tilly, cerca de 30% dos participantes deixaram de fumar totalmente. Outros 20% conseguem controlar o vício e reduzir, significativamente, o número de cigarros consumidos. “Temos pacientes que fumavam dois, três maços e hoje fumam três cigarros por dia”, destaca a psicóloga.

 

A primeira missão de cada participante do grupo, conta Tilly, é fazer uma tabela com o horário em que fuma cada cigarro. A partir daí, é feito um diagnóstico sobre o hábito. “A ideia é fazer com que o fumante entenda os motivos que o levam a fumar mais e trabalhar isso”, explica.

 

Cada grupo conta com apoio, além da psicóloga, de uma enfermeira. E também tem suporte da unidade de saúde, que solicita os exames de raio X para acompanhamento, de um psiquiatra e da equipe de odontologia, que faz uma avaliação da cavidade oral do paciente, para prevenção de câncer bucal. “Temos ainda palestra com nutricionista e fisioterapeuta.”

 

Onde estão as unidades de saúde da cidade:

 

- Unidade Jacaré: rua Adelino Spina, 100

- Unidade Novo Bonfim: avenida Paschoal Santi, s/n

- Unidade Centro: avenida Marciano Xavier de Oliveira, 314

- Unidade Bananal: avenida Henrique Sório, s/n

- Unidade Pinhal: rua Palmeiras, 32

- Unidade Vale Verde: rua dos Coqueiros, 459

- Unidade Vilarejo: avenida Adélia Barbosa de Oliveira, 128

- Unidade Caí: Rodovia Prefeito João Zacchi, s/n

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.