Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

28 MAR

Melhor em Casa promove encontro com pacientes estomizados e cuidadores


A equipe do Programa de Atendimento Domiciliar Melhor em Casa promoveu na quarta-feira, 20, um encontro entre os pacientes estomizados do programa. O grupo, que tem como objetivo promover a aceitação e uma melhor adaptação com a bolsa de estomia, foi conduzido pela psicóloga Karina Cegobia, pela enfermeira Mirela de S. Chaves Dias e pela técnica de enfermagem Ana Lídia Fernandes.

Atualmente, o município atende 25 pacientes que fazem uso da bolsa de estomia, que é um compartimento externo que armazena os dejetos do corpo, desviando o fluxo intestinal. Segundo Karina, são pacientes que têm ou tiveram câncer ou outras doenças intestinais graves. “É uma situação delicada, pois muitos têm vergonha de usar a bolsa, por ser um depósito dos dejetos, então às vezes fica cheiro, às vezes faz barulho, incomoda... No entanto, é a bolsa que permite que eles continuem vivos”, explica.

No primeiro encontro, os pacientes se apresentaram e trocaram experiências. “O grupo foi muito produtivo, pois temos pacientes que estão há poucos meses com a bolsa e outros que usam há mais de 20 anos, então eles conversaram, trocaram experiências uns com os outros, foi bem interessante”, conta Karina. A psicóloga completa: “A idéia é promover o encontro do grupo com freqüência e escolher um tema por reunião, com dicas e orientações para ajudá-los nesse processo de adaptação.”

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: melhor em casagrupos
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.