Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

28 FEV

Saúde: grupos antitabaco começam nesta terça-feira


Atualizado em 02 Mar 2020 às 08h

A Secretaria de Saúde de Cabreúva inicia na próxima semana os encontros dos grupos antitabagismo. Por enquanto, serão montados três grupos: dois no Vilarejo e um no Centro. Ainda há vagas e os interessados podem fazer a inscrição nas unidades de saúde do município.

 

No Vilarejo, os grupos serão às terças e quintas-feiras, com o primeiro encontro marcado para os dias 3 e 5, ambos a partir das 16h20, na unidade de saúde do bairro (avenida Adelia Barbosa de Oliveira, 128).

 

Já no grupo do Centro os encontros serão às quartas-feiras, também às 16h20, com início no próximo dia 4, no Ambulatório de Saúde Mental (Caps), que fica na rua Renato de Barros Camargo, 176, ao lado da Santa Casa. Esse grupo também é voltado para moradores do Bananal e Vale Verde.

 

Os encontros são semanais e terão duração de seis meses. De acordo com a coordenadora do programa antitabagista da cidade, a psicóloga Katery Rodrigues, a Tilly, dependendo da demanda serão abertas novas turmas.

 

Histórico – O primeiro grupo antitabaco de Cabreúva foi formado em 2016. Desde então, mais de 1.500 pessoas já participaram do programa. Segundo Tilly, cerca de 30% dos participantes deixaram de fumar totalmente. Outros 20% conseguem controlar o vício e reduzir, significativamente, o número de cigarros consumidos. “Temos pacientes que fumavam dois, três maços e hoje fumam três cigarros por dia”, destaca a psicóloga.

 

A primeira missão de cada participante do grupo, conta Tilly, é fazer uma tabela com o horário em que fuma cada cigarro. A partir daí, é feito um diagnóstico sobre o hábito. “A ideia é fazer com que o fumante entenda os motivos que o levam a fumar mais e trabalhar isso”, explica.

 

Cada grupo conta com apoio, além da psicóloga, de uma enfermeira. E também tem suporte da unidade de saúde, que solicita os exames de raio X para acompanhamento, de um psiquiatra e da equipe de odontologia, que faz uma avaliação da cavidade oral do paciente, para prevenção de câncer bucal. “Temos ainda palestra com nutricionista e fisioterapeuta.”

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: saúdeantitabagismocaps
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.