Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

02 MAR

Equipe da unidade do Centro elimina uso de copos descartáveis


Atualizado em 03 Mar 2020 às 10h

Depois de participar de uma reunião sobre ecologia, em 2016, o farmacêutico Nelson Benedito Stofanini, da USF Hermógenes de Godoy, o antigo CS3, no Centro, percebeu que precisava ampliar sua colaboração com a preservação do meio ambiente. De volta ao trabalho, começou uma campanha para incentivar seus colegas a reduzirem o uso de copos plásticos durante o expediente.

 

Com apoio de uma colega, a agente comunitária Katy Paulino Ribeiro, que inclusive doou um suporte para os copos e canecas, eles deram início à campanha “Adote uma caneca”. A adesão foi aos poucos. Mas, há mais de um ano, os 16 funcionários da unidade de saúde não utilizam copos descartáveis. Cada um tem sua xícara para o cafezinho ou até uma garrafinha de água.

 

A ação pode parecer pequena, mas está tirando do lixo mais de 12 mil copinhos plásticos por ano. “É uma mudança cultural. Demora, mas a partir do momento que cada um aceita mudar, é um caminho sem volta. A ação tem continuidade naturalmente”, acredita Nelson, que já havia implementado na farmácia da unidade a reciclagem das caixas de medicamentos e papel, inclusive bulas de remédios.

 

Com a garrafinha sempre à mão, a agente comunitária Patrícia Santana lembra exatamente o que a fez começar a pensar na questão do meio ambiente. “Tinha um ex-funcionário tabagista que tomava muito café, várias vezes ao dia. Cada cafezinho era um copo. Isso começou a me incomodar”, conta. “Foi então que me questionar e vi que poderia fazer minha parte. Comecei parando de usar os copinhos.”

 

Para ajudar na campanha e incentivar os colegas de trabalho, Patrícia levou de sua casa alguns copos de vidro para a unidade de saúde. “São as nossas atitudes que influenciam os outros, inclusive os pacientes. Muitos, inclusive, já têm o costume de andar com sua garrafinha de água”, destaca, lembrando que até os médicos, que têm escala intermitente, aderiram à campanha.

 

Pacientes que quiserem entrar na onda do bem, também podem levar seu próprio copo ou garrafinha quando passarem pela unidade. Mas vale frisar que o copinho descartável está garantido para aqueles que precisam.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: ReciclagemMeio Ambientesaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.