Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

22 NOV

Saúde realiza ações de combate à tuberculose


Cabreúva realizou, durante o mês de novembro, uma intensificação da busca ativa de combate à tuberculose. A ação ocorre duas vezes ao ano, março e novembro, com o objetivo de detectar casos da doença na cidade e oferecer os exames aos casos suspeitos.

 

A campanha se encerrou nesta semana e ocorreu em todas as Unidades de Saúde do município. Mas, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cabreúva, Lucimar Império, as ações continuam por todo o ano. “Desde o ano passado passamos a intensificar as ações de busca ativa da tuberculose nas Unidades de Saúde, incluímos a campanha em nossa rotina”, afirma Lucimar.

 

Atualmente Cabreúva está com seis pacientes em tratamento contra a doença. Quatro homens e duas mulheres. Os pacientes são atendidos pelo médico infectologista, Mauro Sizer, na Policlínica Wilson Federzoni e na Unidade de Saúde do Vilarejo “Irmãos Bruno e Phelipe Zacchi Spina”.

 

O tratamento da Tuberculose é gratuito e feito em casa

A tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a qual mais comumente afeta os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório (tuberculose miliar), sistema geniturinário, ossos e articulações.

O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse que dure três semanas, ou mais, é chamada de sintomático respiratório e deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de tuberculose. Outros sintomas são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente uma tosse que às vezes até passa despercebida. Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse é "comum", porque são fumantes, ou que é uma bronquite ou gripe mal curada, e não dão importância.

A transmissão da tuberculose ocorre de forma direta, ou seja, de pessoa a pessoa. A aglomeração de pessoas é o fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-o com o bacilo tuberculíneo. Uma má alimentação, a falta de higiene, tabagismo ou qualquer outro fator que gere em nós baixa resistência orgânica leva-nos a ficarmos mais vulneráveis ao contágio do bacilo.

Toda a pessoa que apresente tosse por três ou mais semanas deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

É indispensável realizar o exame de escarro para um diagnóstico correto e é muito importante a colheita adequada do escarro, para que se garanta a qualidade do exame. Por isto, peça ao profissional de saúde que explique muito bem como fazer. Além do exame de escarro, o profissional de saúde também poderá pedir uma radiografia do tórax. Outros exames, como a cultura de escarro e um teste chamado PPD também podem ser necessários.

 

 

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.