Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

01 JUN

Saúde inclui auriculoterapia como prática complementar e obtém bons resultados


A auriculoterapia foi incluída pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, para ser oferecida dentro do SUS em contribuição ao tratamento de diversos pacientes. “A auriculoterapia compreende que a orelha é um microssistema, em que a gente pode trabalhar o corpo todo através do estímulo de pontos específicos. Usamos sementes de couza para estimular os pontos reflexos referentes a órgãos, sistema hormonal, emoções, para tratar dores em qualquer região do corpo, ou seja, atuar sobre o funcionamento de todo o organismo”, explica Juliana Oliveira, psicóloga e uma das profissionais que aplica a auriculoterapia pelo SUS em Cabreúva.

Em Cabreúva, a auriculoterapia é oferecida aos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e nas unidades de Saúde por diversos profissionais. Apenas no CER, foram realizados entre os meses de janeiro a abril 313 sessões em 57 pacientes, que relataram uma melhora de 78%.

Agora, a acupuntura começará a ser utilizada também como complemento ao tratamento de crianças e adolescentes no Centro de Referência Integrado a Criança e ao Adolescente (CRICA) e nos grupos antitabaco. Segundo a psicóloga Juliana, a terapia irá ajudar crianças e adolescentes que tem queixas de somatização (quando o paciente apresenta sintomas físicos de causas psicológicas). Juliana conta também que a ampliação do serviço para o CRICA e os grupo antitabacos foi possível graças a uma formação complementar, oferecida pelo Ministério da Saúde através da Universidade Federal de Santa Catarina, que proporcionou a ela um aprofundamento em três abordagens (reflexologia, medicina tradicional chinesa e a neurofisiologia da auriculoterapia), além de técnicas para utilização em grupos.

“A prática tem sido um sucesso, com alta taxa de melhoras e elogios por parte dos pacientes. Vamos continuar investindo nas práticas integrativas!”, comentou Rita Hollo, secretária da Saúde.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.