Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

13 JUN

Projeto de teatro leva reflexão às escolas de Cabreúva


Atualizado em 14 Jun 2018 às 02h

“Qual é a Ditadura que te aprisiona? ” Esse é o título de um exercício cênico que está sendo levado pela Prefeitura de Cabreúva aos alunos das redes pública e estadual. Na tarde de quinta-feira, dia 12, a apresentação aconteceu na escola Capitão Vitorio Togni, no Jacaré.

 

Esses exercícios cênicos fazem parte de um projeto que tem duração de dez meses, apresentado por 13 jovens que se formaram na oficina de teatro oferecida pela Prefeitura. O diretor é André Farias, que é professor de teatro.

 

A intenção é fazer com que as pessoas reflitam sobre suas atitudes e até mesmo sua posição no mundo, com o potencial de mudar as situações que lhe incomodam.

 

“A peça quer mexer com o público, fazer as pessoas possam se sentir fortes para agir”, explica André. “Se você tem algum problema e conhece uma solução, porque está parado nesse momento?”, questiona.

 

A peça traz alguns textos de Luis Fernando Veríssimo, dentre eles a famosa crônica “O Lixo”, em que uma mulher e um homem, moradores solitários do mesmo andar de um prédio, encontram-se pela primeira vez no momento em que vão jogar o lixo fora. E à medida que vão conversando, descobrem que já se conhecem bastante, pois ambos viviam analisando o lixo um do outro. Bem interpretados, esses restos configuram exatamente os fatores analisados pela peça: o estado da alma, os problemas e as esperanças.

 

Também nesse sentido, os atores questionam os atuais relacionamentos e, consequentemente, as redes sociais. “Nesse mundo agitado, as pessoas estão se encontrando hoje, se amando amanhã e entrando em crise depois de amanhã”, diz trecho da encenação.

 

Uma vez que existe algo causando mal-estar ou incômodo, pode e deve ser contestado. “O silêncio é bom, mas falar é melhor”, ressalta André.

 

“A gente deve sempre sentir e fazer o que a gente gosta, não se importando com as diferenças e deficiências de cada um”, analisou a aluna Evelym, do 9º ano. A encenação tem como diretor André Farias, que é professor de teatro.

 

O elenco é composto por 13 integrantes: Cleiton da Silva Nascimento, Estephany Lopes, Giovana Bueno, Iris Mara, Jhonata Henrique, Jonnata Ruan, Kethly Moreira, Loryan Reis, Luana Salvador, Maria Luiza Benedeti, Melissa de Souza, Rafaela Zicati e Raphael Lopes.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: ReflexãoEscola Capitãoteatro
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

17 ABR

Convite: Inauguração da nova Praça do Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.