Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

03 DEZ

Profissionais participam de palestra do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância


Profissionais das Secretarias de Saúde e Educação participaram entre os dias 2 e 3 de dezembro, de uma palestra com o médico Dr. Marcos Davi, em Jundiaí. A palestra foi promovida pela Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS7), dentro do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

O evento, que contou com a participação de cerca de cinquenta profissionais cabreuvanos, começou com a fala da articuladora da Atenção Básica da DRS7, Lígia Bestetti, que apresentou o programa. Lígia falou do nascimento do Primeiríssima Infância, através da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), seu objetivo de melhorar a qualidade de atendimento e cuidado à gestante e às crianças até 3 anos e apresentou os eixos de atuação. “Queremos, além de trazer uma capacitação para vocês, alimentar o encantamento produzido pelas ações do São Paulo Pela Primeiríssima Infância e fazer com que vocês levem para o município de vocês o compromisso de manter essa chama acesa”, disse Lígia.

Em sua fala, o Dr. Marcos Davi contou aos presentes sobre sua participação no Programa, que hoje têm o caráter de política pública e está sendo estendido aos 645 municípios do Estado. Antes de sua palestra ‘Porque os três primeiros anos são para sempre’, Marcos realizou uma dinâmica de fortalecimento de vínculos, que serviu para reforçar a importância do trabalho intersetorial dentro do Programa.

Em seguida, o médico explicou que o desenvolvimento infantil – e consequentemente o desenvolvimento humano – começa na gestação. “Nos anos 70 achava-se que o útero era um local silencioso. Hoje sabemos que a criança ouve, sente e começa a se desenvolver ainda na barriga da mãe”, comentou Marcos. Segundo o médico, o desenvolvimento infantil acontece através da união de dois fatores: a nutrição e o estímulo. “Desenvolvimento Infantil acontece em janelas de oportunidades. A criança precisa de estímulos para desenvolver habilidades”, explicou.

Dr. Marcos explicou sofre a criação com afeto seguro, na qual os cuidadores respondem com sensibilidade as aflições das crianças, sobre o desenvolvimento cerebral e apresentou um vídeo sobre todos os estágios de desenvolvimento físico e mental da criança durante a gestação.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: primeiríssima infância
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.