Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

14 OUT

Professor inova e revoluciona aprendizado com a criação de moeda especial


Atualizado em 14 Out 2019 às 04h

O dia a dia na sala de aula do professor Manoel Eugênio Batista dos Santos é temperado pelos números da matemática, pelas belas palavras da língua portuguesa e, também, por um projeto para lá de especial, que tem transformado o cotidiano dos alunos: o ‘Momento’.


Inovador, ele criou uma moeda especial, o ‘momentinho’, com circulação na sala de aula do terceiro ano da ‘Escola Municipal Maestro Benedito Mesquita da Silveira’, no Jacaré, em Cabreúva, interior de São Paulo. 


O projeto acontece ao longo de todo o ano letivo. A cada fechamento de bimestre, a garotada desembolsa as cédulas em uma feirinha especial, com uma porção de brinquedos arrecadados pelo professor e amigos, e que são comprados pelas crianças com as conquistas dos últimos dois meses. 


Mas se engana quem acha que os ‘momentinhos’ vêm de bandeja. Para receber o ‘dinheiro’, as crianças precisam demonstrar atitudes positivas, participação nas aulas, respeito aos colegas, ter frequência escolar, além de cumprir as tarefas propostas pelo professor. “Quando eu assumi a sala, encontrei alguns alunos desmotivados. Como eu vim da iniciativa privada e usava recompensas como incentivo para que os funcionários tivessem bom desempenho, apliquei a ideia em sala de aula e deu certo”, destacou o professor, que se surpreendeu com o crescimento de cada aluno no cotidiano escolar. 


Algumas crianças, inclusive, já têm até poupança. “São aulas que mostram a eles a importância que o dinheiro tem e como é difícil ganhar. Assim, eles despertam inclusive para a educação financeira e têm uma visão mais ampla sobre como é complicado para que os pais sustentem as famílias e sobre o valor que as coisas materiais têm.” 


Para o professor, a tal motivação não vale só para os alunos. Ver o progresso de cada criança faz com que ele se encante pela profissão a cada dia. “Os pais acreditam muito na ideia e recebo um retorno positivo de todos. A proposta vai além dos muros da escola e impacta as famílias diretamente, de maneira positiva.”   


E a garotada que assiste às aulas de Manoel e passa pelos desafios diários para conquistar os ‘momentinhos’ aprova. “Não é fácil, mas o projeto nos ensina a ter mais foco, a respeitar as aulas e a aprender mais a cada dia”, comenta Klara Rabelo Moller, de 9 anos, que já bateu o recorde de 380 ‘momentinhos’. 


Assim como ela, Gabriely Siva da Costa, de 8 anos, não esconde o orgulho do professor. “Ele nos faz aprender a respeitar todos os professores e a compreender o valor das coisas, não só das materiais. Me sinto muito feliz em poder participar.”

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Alvorada com a banda São Roque

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.