Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

04 FEV

Frutas, cereais e salada: nova merenda escolar beneficiará saúde dos alunos


Atualizado em 05 Fev 2016 às 02h

A Secretaria da Educação, através do trabalho da nutricionista da rede, Michele Dragão, irá implementar mudanças na merenda escolar e melhorar tanto o horário das refeições quanto o alimento que é servido.

Segundo Célia Regina Aiala, supervisora de ensino, o projeto de alimentação escolar tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos, melhorar a qualidade de vida dos alunos e fazer da refeição um momento de aprendizado.

A nutricionista Michele explica, ainda, que a alimentação saudável e regrada está diretamente ligada à qualidade de concentração e memória e, consequentemente, de aprendizado dos alunos. “Além disso, queremos reduzir os índices de obesidade, problemas de colesterol, triglicérides, diabetes e outras alterações relacionadas com a alimentação, presentes em tantas crianças”, disse Michele.

A maior alteração será na presença de frutas e alimentos integrais nas refeições entre o café da manhã e o almoço e saladas todos os dias, além da alteração dos horários das refeições.

Até o ano passado, as crianças almoçavam no meio do período: por volta das 9h30, no caso dos alunos da manhã, e das 15h, no período da tarde. Agora, com a alteração, as crianças da manhã vão tomar café da manhã quando chegarem à escola, comerão uma fruta ou biscoito integral ou barrinha de cereais no recreio, onde antes era servida a refeição, e irão almoçar por volta das 11h30, antes de irem embora. Os alunos da tarde, por sua vez, almoçam por volta das 13h, quando chegam e comem a fruta (ou barrinha de cereal ou biscoito integral) no lanche, durante o intervalo.

Segundo a secretária de Educação, Rozeli Faber, além de todos os benefícios para a saúde das crianças, o projeto irá diminuir o desperdício de alimentos. “A ideia é que as crianças sejam incentivadas a fazerem seus pratos e colocarem o que vão comer, além de aprenderem a importância para a saúde do consumo de saladas e frutas. Eu já solicitei à empresa Angá, responsável pelo fornecimento da merenda, que a qualidade dos alimentos seja maior e que haja duas cores de salada todos os dias”, comentou Rozeli.

Rozeli explica, ainda, que a inserção dos alimentos será gradativa: a partir do dia 15, a empresa Angá servirá diariamente frutas nos intervalos e salada junto com a refeição. Com o encerramento do processo de licitação da agricultura familiar – que já está tramitando – a variedade de frutas será maior e serão inseridos os alimentos integrais (biscoitos e barrinha).

Para o prefeito Henrique Martin, a alteração da merenda será um importante avanço: “Vamos ver os resultados a médio e longo prazo: crianças mais saudáveis, mais ativas, com maior potencial de desenvolvimento físico e pedagógico. Cuidar da qualidade da alimentação das nossas crianças também é cuidar da saúde e da educação delas”, disse o prefeito Henrique.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: merendaalimentação
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.