Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

17 ABR

Em oficinas no CRAS, crianças brincam, aprendem e até meditam


Atualizado em 17 Abr 2019 às 02h

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está desenvolvendo oficinas de cidadania, meio ambiente, convivência e qualidade de vida para crianças e adolescentes dos 7 aos 14 anos. Promovidas em parceria com o Senac, as oficinas acontecem em três locais da cidade (no CRAS Jacaré, no CRAS Vilarejo e na Igreja Matriz) e oferecem uma enorme diversidade de atividades e brincadeiras, escolhidas e adaptadas de acordo com a aceitação e as dificuldades do grupo.

Um dos exemplos é a prática de meditação, que foi proposta no CRAS Vilarejo quando o professor Carlos Carvalho notou uma agitação fora do comum nos alunos. “Eles estavam vindo para a oficina muito hiperativos e com um enorme déficit de atenção. As atividades que eram propostas e eles nem sempre gostavam ou aceitavam fazê-las. Havia pequenos focos de brigas constantes, intolerâncias e o bullying já estava se instaurando. Tal situação despertou a curiosidade de direcionar o foco dos problemas para a meditação”, conta Carlos.

Segundo o professor, antes da primeira prática eles conversaram sobre a importância da meditação para a saúde física e emocional, inclusive atuando contra violência e hiperatividade. “Foi muito legal! Ao falar com a turma, alguns associaram ao Kadampa, outros falaram que sabiam o que era e que gostariam de fazer... Não tivemos nenhum voto contra. Iniciamos com três minutos e agora já conseguimos meditar por até quinze”, conta.

Mas nem só de meditação é feita a oficina do CRAS Vilarejo: as crianças também participam de uma horta comunitária, de brincadeiras livres (como fazer bolinhos de terra e enfeitar com elementos naturais), jogam futebol, brincam de queimada ou de pulam corda, além de desenhar e brincar de quebra-cabeça.

Essas oficinas acontecem duas vezes por semana no período da tarde. Segundo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em breve serão abertas turmas para o período da manhã também.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Crasoficinas
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.