Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

13

DTM: Dentista de Cabreúva realiza trabalho voluntário em Emebs do município


Atualizado em 18 Set 2017 às 04h

“A prevenção sempre será o melhor remédio para combater qualquer doença.” Com um largo sorriso e muita disposição, essa é a frase mais usada pela cirurgiã dentista Débora Figueiredo! A profissional está desenvolvendo voluntariamente um projeto social na rede municipal de Educação e já auxiliou centenas de alunos e seus familiares levando informações, através de palestras, sobre ‘Disfunção Temporomandibular’, a DTM. 

 

Comemorando no mês de outubro 20 anos de atuação na área da odontologia no município, Débora é especializada em DTM (conjunto de condições que afetam os músculos da mastigação e ATMs: articulações temporomandibulares) que são responsáveis por diversos sinais e sintomas, dentre os mais comuns, dores de cabeça e ruídos mandibulares, que acomete milhares de pessoas pelo mundo.

 

Pensando nisso, juntamente com a Secretaria de Educação, realizou uma pesquisa com o tema: “Ocorrência da DTM em Crianças de 08 a 10 anos e o Possível Impacto na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal” em cinco escolas: EMEB Maestro Benedito Mesquita da Silveira, no Jacaré, EMEB Thereza Spina Zacchi, no Caí, e EMEB Mário Faccioli no Centro, e Emeb Profa Jaíra Batista Santana da Silva, Vilarejo,  a realização de palestras para pais, alunos e equipes escolares, que puderam aprender mais sobre a doença e diversos aspectos sobre a DTM. Logo após este trabalho, os alunos levaram para casa um questionário abordando o dia a dia de cada criança e aspectos psicossociais, como também frequência de dores de cabeça, dentre outras.

 

Após a entrega dos questionários, foi realizada a 2ª fase da pesquisa, na qual a dentista realizou análise e exame clínico junto as crianças para confirmação do diagnóstico da DTM. Esta etapa contou com grande participação das famílias, que puderam acompanhar de perto todo o processo e receber as devidas orientações.

 

“Este trabalho vem sendo muito bom. Eu não conhecia a DTM e foi através deste projeto que aprendi e hoje acompanho minha filha em uma análise. A doutora e todos os envolvidos estão de parabéns”, comentou  Ester Ronia Missé Spina, moradora do bairro Caí, que trouxe a filha Maia Eduarda, aluna do 2º ano da Emeb Thereza Spina, a uma consulta gratuita na própria escola.

 

“Este trabalho teve início à partir de um projeto acadêmico para minha dissertação de mestrado na área de DTM e foi o que me motivou a desenvolver  o projeto na cidade devido ao grande número de crianças com queixas de sintomas da doença. É um trabalho de caráter preventivo, onde o maior objetivo é fazer a diferença no futuro dessas crianças, tornando-as conscientes dos fatores de risco que podem perpetuar a sintomatologia que já apresentam hoje, com tão pouca idade! É muito gratificante constatar o comprometimento de alguns pais com a saúde de seus filhos! Só tenho que agradecer à Prefeitura e a Secretaria de Educação, bem como aos pais, educadores e alunos, que confiaram no meu trabalho”, comentou  Dra. Débora.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Luana Moreira
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.