Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

18 MAI

Dia 18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial


A luta antimanicomial teve início no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país. E isso não é apenas uma coincidência, uma vez que não há saúde mental sem liberdade. Nessa época, uma rede de pessoas das mais variadas posições: pacientes, familiares, profissionais de saúde, intelectuais, políticos, entre outros, se uniram para lutar pelos direitos das pessoas em sofrimento mental.
Até então, os diagnosticados com transtornos mentais severos ou não, a depender de seus recursos financeiros, de sua classe social, de se ajustar ou não às “normas” ditadas pela sociedade, eram excluídos do convívio comum e confinados em hospícios, onde, além de não receberem tratamento adequado, perdiam sua identidade juntamente com a dignidade. Eram esquecidos, muitos passaram a vida toda confinados, sujeitos a violências físicas e psíquicas. Nem crianças escapavam...
O manicômio, fruto da intolerância à diversidade, vitimou e anulou vidas de milhares de pessoas na história de nosso país.
A luta antimanicomial insiste há mais de 30 anos na construção de uma rede de cuidado em saúde mental inclusiva, em que cada pessoa possa se cuidar e ser cuidada, em sua radical diferença, em liberdade, construindo laços com sua comunidade.
Graças à luta antimanicomial, em 2001, foi sancionada a lei 10.216/01 – Lei Paulo Delgado, que redirecionou o modelo de assistência às pessoas em sofrimento psíquico fechando os hospícios e criando novos equipamentos de atenção à saúde mental, desta vez no seio da comunidade. O CAPS é fruto dessa luta! Representa cuidado em liberdade, mas não sem os outros, ou seja, cuidado em rede: usuário, profissionais, familiares, comunidade. É por um tratamento que preserve a dignidade e a liberdade que precisamos continuar lutando.
Por uma sociedade sem manicômios! Defendam o SUS!
Protejam o CAPS!


 Equipe de Saúde Mental de Cabreúva (CAPS/ASM/CRICA)

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Secretaria da Saúde
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.