Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

04 ABR

Defesa Civil participa de Oficina Preparatória para a Operação Estiagem


Atualizado em 04 Abr 2016 às 01h

Agentes de Proteção e Defesa Civil de Cabreúva participaram na última semana da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) 2016, que visa capacitar os agentes para atuarem em situações de emergência e desastres, principalmente envolvendo ocorrências de fogo em mata.

 

Com o tema “Defesa Civil somos todos nós”, a Oficina foi realizada na cidade de Valinhos nos dias 31 de março e 01 de abril e contou com a presença de representantes das Defesas Civis de várias partes do estado de São Paulo, além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros.

 

As oficinas tem o objetivo de discutir temas sobre situação de anormalidade, dentre eles, a “Operação Corta-Fogo”, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a situação do combate ao Aedes Aegypti no estado, principalmente, nas regiões do interior, onde o foco do mosquito é mais alto. Outros temas também foram abordados, como: as solicitações de recursos resposta/reconstrução; Programa Município Verde Azul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiro.

 

O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, comentou da importância da atuação das Defesas Civis Municipais, pelo amplo conhecimento das cidades e de suas realidades. Membros do 19º GB palestraram alertando sobre o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), além de técnicas de combate a incêndios.

 

O segundo dia do curso foi voltado para a prática, onde os agentes aprenderam as melhores formas de combate, além da correta utilização de abafadores, bombas costais, equipamentos de combate com água e líquido gerador de espuma (LGE).

 

Em breve a Defesa Civil receberá junto ao Governo do Estado o Kit Estiagem, composto por abafadores, bombas costais flexíveis, luvas de raspa, lanternas, cantis, entre outros materiais, o que ajudará a equipe a enfrentar o período crítico das queimadas.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Danilo Biazin
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Alvorada com a banda São Roque

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.