Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

13 NOV

Professora inclui técnicas de respiração e meditação no cotidiano escolar


Atualizado em 19 Nov 2019 às 04h

Respirar fundo, contar até dez, repensar as atitudes e colocar as ideias no lugar. Tudo isso, na vida adulta, pode até fazer um sentido danado, mas pouca gente para por alguns minutos para relaxar e refletir, certo? Na EMEB Mário Faccioli, a professora Beth Berioni tem levado, aos poucos, esses conceitos para a sala de aula, por meio do projeto ‘Educação Socioemocional’, que foi um dos finalistas do ‘EDUCAB Profª Terezinha Togni: Boas Práticas na Educação’.

 

Com a proposta, ela mostra para as crianças que emanar boas energias torna a vida mais leve. “Há mais ou menos seis anos eu comecei a falar sobre a importância da gentileza, de não falar palavrões na sala de aula. A ideia foi tomando forma e, com alguns ensinamentos que aprendi na Yoga, trouxe algumas práticas para a sala de aula.”

 

Neste ano, ela executa a proposta com cerca de 56 crianças, de duas salas de aula. Em alguns momentos, técnicas de respiração, para deixar a ansiedade e o medo de lado, são trabalhadas. Em outros, a professora faz com a sala alguns minutos para a meditação guiada, tudo para reforçar o poder da mente e da concentração.

 

Outro ponto bacana mostrado pela professora, que deixou os alunos pra lá de curiosos, foi o experimento de Massaru Emoto. Nele, em dois potes são colocadas quantias de arroz cozido com um pouco de água. Para um deles, palavras de amor e positividade foram coladas e ditas. No outro, palavras de ódio. Em pouco tempo, o arroz que estava no pote com as palavras negativas apodreceu, enquanto o outro levou mais tempo para aparecer com algumas manchinhas pretas. “Isso mostrou a eles que quando reclamamos muito e jogamos energia ruim para o mundo, ela nos causa mal. Percebo que quanto mais o tempo passa, esses alunos pensam antes de falar. Além disso, tentam resolver as brigas com uma boa conversa." 

 

Muitos levam os ensinamentos, inclusive, para a casa, e falam para os pais respirarem fundo diante das adversidades do dia a dia. “Todos os ensinamentos são aliados ao conteúdo pedagógico e podem refletir no comportamento desses seres humanos na adolescência e até na fase adulta.”

 

As técnicas têm encantado as crianças. “Sempre que fico nervosa ou ansiosa, respiro fundo e consigo me acalmar. É muito bom”, comenta Clarice Dias Ribeiro, de 11 anos. Assim como ela, Giovana Caroline da Silva, de 11 anos, também aprova. “São momentos que me tranquilizam.”

 

Clarice, Giovana e os demais colegas de classe fizeram recentemente uma visita especial ao Mosterio Sakia, onde foram recebidos por Lama Rinchen e  puderam meditar e aprender um pouquinho da cultura budista.

 

Para 2020, a professora pretende seguir com a ideia. “A proposta é seguir plantando coisas boas no coração desses alunos.”

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: EducabeducaçãoprofessoraCabreúva
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

16 ABR

Educação realiza atividade em comemoração o Dia Nacional do Livro Infantil

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.