Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

12 NOV

Educação traz diretor de escola chilena Mundo Karol para palestra


Atualizado em 24 Nov 2015 às 10h

Imagine uma escola que atende alunos de baixa renda, de 4 a 13 anos, com taxas quase inexistentes de retenção e delinquência, onde as crianças, juntas, cuidam da escola, estabelecem regras e são vistas e tratadas como pessoas, antes de serem vistas como estudantes. Essa escola existe: é a Mundo Karol, que fica em Santiago, no Chile. Seu diretor, Juan Carlos Navarrete, esteve em Cabreúva na quarta-feira, dia 4, para contar sua experiência para diretoras e coordenadoras da rede.

Na escola Mundo Karol, funciona um país de alunos, com presidente e ministros. Cada sala de aula é uma cidade e tem um prefeito, eleito pelos alunos. Todos os cargos são ocupados pelas crianças, que promovem votações, escrevem e aprovam projetos, realizam mudanças e propõe melhorias. “No Mundo Karol, a democracia é um jogo de crianças”, explicou Juan Carlos.

O diretor deixa claro que a escola ensina todos os conteúdos curriculares: matemática, ciência, geografia, entre outros. E que todo o ensino é baseado nos valores da escola: autonomia, respeito, diálogo, participação, liderança, pensamento original, crítico e reflexivo.

“Ele revolucionou a Educação”, comentou Rozeli Faber, secretária de Educação de Cabreúva. E completou: “Mundo Karol é uma escola que promove o conhecimento através da cidadania. É um grande exemplo a ser seguido. Agradecemos muito pela oportunidade de conhecer esse trabalho.”

Para Célia Aiala, supervisora da Educação, o interessante é o modelo de gestão utilizada na escola, totalmente centrado nos alunos e na comunidade: “Achei interessante também o fato dos alunos vivenciarem o processo democrático, porque realmente apenas falamos sobre democracia, mas não promovemos isto na totalidade na escola”, comentou. Segundo ela, o relato serviu também para refletirmos sobre o trabalho desenvolvido na cidade e o que é possível ser aprimorado.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: mundo karolexemploeducaçãoescola
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

20 MAR

Escolas realizam atividades pelo Dia Mundial da Saúde Bucal

20 MAR

Inscrições abertas para cursos gratuitos na UNIVESP

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.