Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

13 JUN

Cabreúva recebeu Nanette Blitz, sobrevivente do Holocausto, para palestra


Atualizado em 12 Jul 2017 às 11h

Uma dor inimaginável e um sofrimento sem comparação à realidade dos presentes: foi o que a senhora Nanette Blitz, judia sobrevivente do holocausto, apresentou na tarde de segunda-feira, 12, na Biblioteca Municipal. A senhora holandesa, de 88 anos, é conhecida por ter sido amiga de Anne Frank e falou aos presentes um pouco sobre a sua história: antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial.

O evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Plataforma Brasil, teve como objetivo inaugurar a exposição ‘Lendo e Escrevendo com Anne Frank’, que ficará até o fim de julho na Biblioteca. Estiveram presentes alunos da EMEB Thereza Spina Zacchi, que fica no Caí, e alunos do Colégio Monteiro Lobato, de Itu, além de professores e cidadãos cabreuvanos.

Na abertura do evento, os alunos da EMEB Thereza apresentaram uma peça teatral sobre a vida de Anne Frank durante os dois anos em que esteve escondida com sua família no anexo e homenagearam Nanette com um cartão. Por todo o público era possível encontrar quem secasse as lágrimas, no final.

Em seguida, a senhora Nanette tomou a palavra e mesmo as crianças de dez anos ficaram em concentrado silêncio para ouvi-la. Ela apresentou uma contextualização histórica, social, econômica e, principalmente, familiar. Contou sobre as dores e os medos de viver durante uma guerra e sofrer com violência e intolerância religiosa. “Eu tinha quatorze anos e não tinha mais pai, não tinha mãe, não tinha lar. Já imaginou?”, disse Nanette.

Nanette também falou bastante sobre suas lembranças de Anne e sua família. “Jamais esquecerei nosso encontro emocionante. Quando encontrei Anne em Bergen-Belsen em 1943, ela tremia de frio e estava embrulhada em um cobertor porque não aguentava mais suas roupas cheias de piolhos e estava completamente debilitada. Isso foi mais ou menos um mês antes da morte dela”, contou.

Ao final da palestra, Nanette respondeu as perguntas dos presentes. As crianças fizeram perguntas sobre o medo, sobre a vida durante a guerra, a amizade com Anne, a religião de seu marido, os sentimentos e reações dela ao chegar no campo de concentração e se ela teria conhecido Hitler. Ao final, um dos presentes pediu a ela, que não desistiu de sobreviver, um conselho aos jovens que, por tão pouco, desistem da vida: “Vocês precisam lembrar que a vida é uma só e fazer o melhor que puderem dessa vida e, sempre que puderem, ajudar uns aos outros.”

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

20 MAR

Inscrições abertas para cursos gratuitos na UNIVESP

20 MAR

Escolas realizam atividades pelo Dia Mundial da Saúde Bucal

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.