Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Educação

14 ABR

Alunos da Emeb Maestro curtem visita à ETE e Sala Verde


Atualizado em 14 Abr 2018 às 10h

Os alunos do 5o ano F da Emeb Maestro Benedito da Silveira adoraram a 'aula ao ar livre' que tiveram esta semana. A criançada participou da etapa do programa 'Roteiro das Águas', desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria de Educação.

Entre outros locais, os alunos visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto mantida pela Sabesp no Pinhal, onde viram como é todo o processo. Depois, a turma foi conhecer a Sala Verde. Esta é outra iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Cabreúva, fica na Biblioteca Basilides Godoy, no Centro, e reúne livros, mapas, quadros e muita informação sobre a geografia da cidade e de toda a região.

A turma foi acompanhada pela professora Ercilia Neves de Souza, que teve o apoio das colegas Letícia e Maísa. Na Estação de Tratamento de Esgoto, o grupo foi recebido pelo gerente Cléber e pelo técnico Marcos. Os alunos acompanharam todos os processos e, mais tarde, já na última etapa do Roteiro, na Sala Verde, a turma mostrou que estava 'afiada' com o que tinha aprendido.

“[Para o tratamento de esgoto] não pode usar nenhum produto químico, só cloro”, explicou o estudante Tomoki Okatani. Outros colegas da classe também mostraram que a 'lição feita ao vivo' estava fresquinha na cabeça de todos.

Cauê Vieira Santos disse que gostou muito tanto da cachoeira (ele se referia a uma etapa anterior do Roteiro das Águas, em que os alunos foram levados para conhecer alguns trechos de nascentes da Fazenda Guaxinduva) quanto de ver o tratamento de esgoto”.

Pedro Miguel Guaraldi contou outra coisa: “A água da cachoeira é muito gelada!”, lembrou. Pérolla Victoria Lopes de Oliveira falou tanto sobre a Fazenda Guaxinduva quanto sobre a ETE. “A cachoeira tem uma água muito limpa, não tem sujeira nenhuma”, garantiu. “E lá na estação de esgoto, vimos que tinha um lodo, que vai indo pro fundo do tanque”, disse, com um ar de descoberta.

A visita dos alunos da turma 5o F do Maestro foi acompanhada pelas estagiárias do Meio Ambiente Jaqueline Tavares (que cursa Engenharia Ambiental e Sanitária) e Larissa Kun (Biologia). Antes de voltarem para a escola, os estudantes foram conhecer a Sala Verde – outra iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente.

A Sala Verde funciona em um espaço dentro da Biblioteca Basilides Godoy. É um espaço que reúne mapas, livros, quadros e ilustrações com muitas informações sobre a geografia de Cabreúva e de toda a região.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

12 ABR

Saúde promove Dia D de vacinação neste sábado (13)

05 ABR

Gestores e coordenadores pedagógicos participam de formação

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.