Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Cultura

06 NOV

'Vagão' se torna o ponto cultural de Cabreúva


Atualizado em 06 Nov 2019 às 03h

A Estação Cultural Fotógrafo Tuta, inaugurada em dezembro do ano passado, caiu no gosto do cabreuvano e se tornou o principal ponto cultural da cidade. Em menos de um ano, o 'vagão', como é carinhosamente chamado, já recebeu mais de 2.500 visitantes em busca de entretenimento e conhecimento.

 

Sempre movimentado, o que chama a atenção é o número de estudantes que frequentam o local. Como o jovem Emanuel de Carvalho, que comemora a iniciativa. “Estudo pela manhã e sempre venho aqui no vagão, seja para complementar os estudos ou para me distrair. O espaço é ótimo”, comenta. “Aqui é bem legal porque tem de tudo. A gente curte de boa e não paga nada”, complementa o também estudante, Thiago Henrique.

 

Montada em dois vagões de trem, que foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e totalmente reformados, a Estação abriga um colorido e aconchegante cinema, com capacidade para 30 pessoas, e uma biblioteca, atualmente com mais de 1.600 títulos, dos mais variados temas.

 

“O vagão cultural é um projeto para quem quer desenvolver o conhecimento por meio da magia dos livros e dos filmes”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Bárbara Amirat. “E tudo totalmente de graça”, reforça.

 

Na biblioteca, os interessados podem fazer um breve cadastro e ter acesso a todo o acervo. A leitura pode ser no próprio vagão, que comporta 50 pessoas, ou, para os leitores mais assíduos, é possível levar o livro para casa, emprestado.

 

Já no cinema, são três sessões diárias de terça a sexta-feira, e quatro aos finais de semana. Os filmes em cartaz são para todos os gostos, dos clássicos à ficção científica. Os ingressos são distribuídos uma hora antes da sessão. Grupos escolares podem solicitar algum filme específico. Mas é preciso procurar a Estação com antecedência, solicitar o filme desejado e reservar data e horário.

 

SESSÃO ESPECIAL

 

Neste final de semana (dias 9 e 10), o “cinema do vagão” terá uma exibição especial, o documentário “Inezita”. O filme conta a história da cantora e apresentadora Inezita Barroso (1925-2015), que comandou, por mais de 30 anos, o programa “Viola, Minha Viola”, na TV Cultura. A sessão de domingo a tarde terá uma espectadora mais que especial: Paula Leme Maia, neta de Inezita, que é moradora de Cabreúva.

 

O filme, no entanto, traz histórias de muito antes do programa musical. O documentário lembra o temperamento de Inezita Barroso, que resolveu, ainda menina, que queria ser artista, em uma época em que mulher podia muito pouco.

 

O documentário foi produzido pela TV Cultura e teve direção de Hélio Goldsztjn – que tomou o assunto como um projeto pessoal depois de conhecer facetas de Inezita das quais ele sequer desconfiava. Goldsztjn começou a se aprofundar na história desta ardorosa defensora da música de raiz quando viu uma exposição montada pelo Itaú Cultural, em 2017, em que Inezita era o assunto.

 

A partir dali, Hélio Goldsztjn começou a pesquisar, conversar com artistas, procurar dados, ouvir e colecionar tantos casos que aquele material se transformou em um documentário.

 

A Estação Cultural fica na rua Maranhão, 866, no Jacaré.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

12 ABR

O Cine Vagão está de volta com muito anime!

01 ABR

Biblioteca da Estação Cultural reabre nesta terça

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.