Emebs incentivam alimentação saudável através da 'Horta na Escola' - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
                

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
          
        
        
        
        
        
        
        
        
        

		
		


    

Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Secretarias

25

Emebs incentivam alimentação saudável através da 'Horta na Escola'


Atualizado em 25 Set 2019 às 01h

Uma iniciativa que parece simples, mas que traz grandes resultados: o plantio de hortaliças na escola incentiva a alimentação saudável e apresenta aos alunos alimentos que muitas vezes não costumam consumir em casa.

Pensando nisso, as escolas municipais Professora Selma Maria Mesquita de Godoi Martinho; Evilázio Xisto Berion e Nossa Senhora D’Aparecida desenvolveram o projeto Horta na Escola durante o 1º semestre deste ano e colheram saúde, alegria e muita vivência de seus alunos.

Entender o processo, plantar, colher e comer verduras fresquinhas já faz parte da rotina desses alunos que se preparam para colher novas verduras, na Emeb Selma e Evilázio, e flores da primavera na Emeb Nossa Senhora D’Aparecida.

“O Projeto Horta na Escola surgiu pela necessidade de estimular na criança a formação de hábitos saudáveis tanto na alimentação escolar como na vida familiar, levando nossos alunos a consumir alimentos de forma adequada, saudável e segura”, conta a diretora da Emeb Nossa Senhora D’Aparecida, Mazelei Tarallo Domingues. Mazelei disse que as crianças plantaram alface, rabanete, rúcula e cenoura. Comeram os alimentos na escola e ainda levaram pra casa.

Na Emeb Evilázio a horta surgiu do projeto Alimentação Saudável, das professoras Gilmara e Eliane. “A equipe da Secretaria de Agricultura nos ajudou no plantio, conversaram com as crianças e as auxiliaram com as mudinhas. Diariamente os alunos iam olhar ansiosos o crescimento das hortaliças. Toda a escola se beneficiou, pois servimos a salada na merenda. Agora aguardamos a próxima colheita”, informa a diretora Carolina Pedroso Hirano.

A horta na Emeb Selma se tornou parte da escola. Desde 2005 passou a integrar suas ações. Todos os alunos, gestão e funcionários participam ativamente, acompanhados pela nutricionista e pela equipe da Secretaria de Agricultura. “Iniciamos o plantio no 1º semestre junto com todos os nossos alunos. Eles plantam, regam, colhem. Aprendem a cuidar e adoram comer o que plantaram. Já estamos preparando o próximo plantio para finalzinho de Setembro”, conta a diretora da Emeb Professora Márcia Olgado dos Santos.

Márcia, Carol e Mazelei testemunham o sucesso dos resultados. Para elas, criar na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis, constrói a noção de que o equilíbrio do meio ambiente é fundamental para a sustentação da vida saudável em nosso planeta, estimulando o senso de curiosidade dos pequeninos.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Horta na Escola
Fonte: Decom
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

08 MAI

Veja como fica a partir da próxima semana

22 JAN

Cursinho social pré-vestibular tem inscrições abertas

13 DEZ

Comdema terá última reunião ordinária dia 18, na Flora Brasília

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2020 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.