Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Secretarias

10

Com 'Meu Amigo de 4 Patas', Secretaria de Meio Ambiente fala a estudantes sobre guarda responsável de animais


Atualizado em 10 Set 2019 às 02h

Um problema nacional – a quantidade crescente de animais que são abandonados pelos seus donos e ficam perambulando pelas ruas das cidades – deu origem, em Cabreúva, a uma campanha de informação, conscientização e formação de novos cidadãos.

Trata-se do Projeto ‘Meu Amigo de Quatro Patas’, uma iniciativa dos profissionais e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos que visa, através de palestras e apresentações nas escolas municipais, falar com os alunos dos terceiros anos do ensino fundamental sobre a importância de cuidar bem dos animais domésticos.

O projeto foi lançado em agosto, com atividades realizadas entre os alunos da Emeb Maestro Mesquita da Silveira, no Jacaré. Com o apoio das secretarias de Educação e Segurança e Defesa Social, a veterinária do Creadoca, Dra. Tatiane, acompanhada pelo estagiário de Veterinária Wellington, conversou com os alunos.

Na palestra, a veterinária explicou para as crianças a importância de que os animais precisam não só de água e comida – como de carinho, cuidados e muita atenção. Ela também falou sobre o Creadoca, que hoje abriga 155 cães e gatos abandonados.

“No abrigo do Creadoca, os pets não passam fome nem sede, mas não estão livres do estresse de conviver com outros animais. Lá eles ficam fechados, não têm como expressar seu comportamento, correr nem brincar. Eles precisam de um lar de verdade e esperam pela adoção”, explicou.

A equipe levou um cãozinho para o evento – Beethoven, que foi resgatado pelo Creadoca depois de uma cirurgia ortopédica, e sobrevive com deficiência, já que perdeu os movimentos das patas traseiras. Beethoven chamou a atenção das crianças por ser muito carinhoso.

Um vídeo sobre abandono também foi exibido, ajudando a demonstrar mais ainda como os animais sofrem sem o cuidado necessário. O secretário Renato Violardi, de Segurança e Defesa Social, acompanhou o evento e fez um comentário. “É através das crianças que podemos ter esperança de um mundo melhor. Elas se sensibilizam com a causa e levam as informações para os pais e responsáveis, fazendo esse efeito multiplicador”.

A Guarda Municipal também esteve presente ao evento – e o pastor belga Aruk também participou, através do Dog Show. Ao final das apresentações, os alunos receberam material educativo produzido pela Secretaria de Meio Ambiente.

O Programa educativo “Meu Amigo de Quatro Patas” é apresentado todas as sextas-feiras, para os alunos dos terceiros anos da rede municipal de Cabreúva.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Meu amigo de 4 patas
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

27 FEV

Notificações de suspeita de dengue aumentaram quase 400% em 2024

19 DEZ

Cabreúva fecha a parceria com Sesi SP para programa de alfabetização

21

Cabreúva em Duas Rodas agitou a manhã do último sábado (19)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.