Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Secretarias

05 ABR

Água, lixo, reúso, coleta seletiva: programas ambientais 'fazem a cabeça' dos alunos de Cabreúva


Atualizado em 05 Abr 2018 às 04h

Um grupo de alunos de sexto ano da Escola Estadual Eugênia Ferrarezi Nunes conheceu a Cooperativa de Materiais Recicláveis que o município mantém no bairro do Caí. A visita aconteceu na tarde de quarta-feira (4), como parte integrante do programa 'Pra onde vai o seu lixo'. O programa é realizado em parceria entre a Prefeitura (através da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria de Educação) e da empresa Eppo.

Além de conhecer uma parte do percurso do lixo, os estudantes tiveram, ainda, uma palestra sobre a importância da coleta seletiva. O 'Pra onde vai o seu lixo' leva os alunos dos sextos anos das escolas estaduais para o galpão da Cooperativa e também para o aterro sanitário.

Além da 'Eugênia', também já percorreram o roteiro os alunos das escolas estaduais 'Monsenhor Heládio Corrêa Laurini', 'Ana Mesquita Laurini' e 'Capitão Vitório Togni'. Os estudantes das escolas 'Lucídio Motta Navarro' e 'Antônio Odilon Franceschini' vão participar nas próximas semanas.

O programa foi desenvolvido para os alunos dos sextos anos justamente porque é nesse período que eles têm o assunto no currículo escolar. A professora de Ciências do 'Eugênia', Elisa Galvão Ribeiro (que acompanhou a turma na quarta-feira) explicou, aliás, que a garotada terá os seguintes assuntos em breve: ciclo da água (previsto para maio), poluição da água e uso e reuso de materiais recicláveis (possivelmente no terceiro bimestre letivo).

O 'Pra onde vai o seu lixo' é um programa desenvolvido em parceria entre a Eppo e a Secretaria de Meio Ambiente cabreuvana. “Deste trabalho que realizamos em conjunto com a Eppo, nasceu o 'Promea' (Programa de Educação Ambiental Municipal), em que diversos tipos de 'passeios' e atividades foram criados para que os estudantes, de acordo com cada faixa etária, possam se aprofundar sobre questões ambientais”, explica a secretária Rosimeire Rabelo Santos Timporim, responsável pela pasta.

No caso da garotada dos sextos anos, o objetivo é dar mais informações relativas ao processo de coleta seletiva de lixo, implantado em Cabreúva. “A partir dessas informações, queremos estimular que a coleta seletiva continue se expandindo por todo o município”, prossegue a secretária.

Assim, a educadora ambiental Stefany Bernardes explicou aos alunos da escola Eugênia aspectos como contaminação da água e do solo, falou que espécie de resíduos podem ser reciclados, explicou como fazer para descartar de forma correta óleo doméstico, pilhas ou baterias e, depois, conduziu a garotada para conhecer o galpão mantido no Caí, em que trabalham os integrantes da Cooperativa que recolhe, separa e revende o lixo reciclável do município.

Ao final da atividade, os estudantes ganharam gibis para reforçar a mensagem da coleta seletiva – e foram para casa pensando em como contariam a experiência para pais e mães. E como iriam reforçar a mensagem da necessidade de separar o lixo e dar o destino certo para cada tipo de resíduo.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: ReciclagemMeio AmbienteEPPO
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

27 FEV

Notificações de suspeita de dengue aumentaram quase 400% em 2024

19 DEZ

Cabreúva fecha a parceria com Sesi SP para programa de alfabetização

21

Cabreúva em Duas Rodas agitou a manhã do último sábado (19)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.