Projeto Horta Escolar desperta interesse dos alunos para preservação, alimentação saudável e trabalho em equipe - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
                

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        

		
		


    



Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Projeto Horta Escolar desperta interesse dos alunos para preservação, alimentação saudável e trabalho em equipe

Ações praticadas na escola têm um valor muito grande na vida das crianças. Por isso, os educadores dão muita atenção a projetos que contribuam com a socialização e consciência delas, para que no futuro sejam pessoas responsáveis. Nesse contexto, está sem dúvida o meio ambiente.
A Horta Escolar é um projeto realizado todos os anos em Cabreúva, em uma parceria da Secretaria da Educação com a Secretaria de Agronegócios. E vem obtendo grandes resultados, uma vez que une a preservação com práticas saudáveis de alimentação. Algumas das escolas que já estão obtendo resultados são as EMEBs Maria Nilza Bicalho (Vale Verde), Nossa Senhora Aparecida (centro), Thereza Spina Zacchi (Caí) e Selma Mesquita Godoi Martinho (Jacaré).
Há várias etapas para a elaboração do projeto, como escolha do local; limpeza e preparo do solo (adubação); semeadura; manutenção (irrigação e limpeza do mato); e colheita.
Com a supervisão necessária, os alunos participam de todo esse processo, se encantando com os resultados que aparecem no dia a dia, vivenciando o desenvolvimento das plantas e as mudanças ocorridas naquele ambiente.
Um fator interessante é que os alimentos colhidos na horta são utilizados na alimentação dos alunos na própria escola, despertando-os para o consumo das hortaliças em forma de saladas. 
A partir desse projeto, muitos alunos que não gostam de comer verduras e hortaliças no almoço passam a aderir este hábito. Além disso, aprendem a valorizar e trabalhar com cooperação e responsabilidade compartilhada.
A Horta Escolar, portanto, é uma prática sustentável, pois os alimentos são plantados e consumidos no local, sem gastar combustível para transporte, por exemplo.
Compartilhar :
Facebook
Twitter
Google Plus
Linkedin
Imprimir

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2019 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.