Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Obras

23

Ecotroca: Cabreúva tem cinco pontos para troca de óleo doméstico


Atualizado em 25 Set 2018 às 09h

O município de Cabreúva completa, em 2018, três anos de realização com sucesso do programa Ecotroca. Realizado em parceria com a empresa Lirium, o programa consiste em recolher óleo doméstico, dando a destinação correta e, mais tarde, depois de todo o processo percorrido, transformar este óleo em matéria-prima para biodiesel.

Para participar, basta que a pessoa coloque o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET de dois litros – ao invés de despejar o óleo pela pia do banheiro, no vaso sanitário ou no tanque, práticas muito comuns ainda não só em Cabreúva, como nas cidades de todo o país. Cada garrafa PET com dois litros de óleo pode ser trocada por dois litros de água sanitária, dois litros de desinfetante ou 500 ml de detergente.

O programa tem cinco pontos de coleta do óleo doméstico. A empresa Lirium firmou contrato com a Prefeitura de Cabreúva após aprovação de um projeto de lei nesse sentido, pela Câmara Municipal.

Depois que a Prefeitura recolhe o óleo, os técnicos da Lirium retiram o produto, levando tudo para a sede da empresa, em Mauá, na região do Grande ABC. Ali é feita uma filtragem e reciclagem do resíduo, transformando o que era óleo em matéria-prima para biodiesel (alternativa sustentável e menos poluente).

Quando o óleo de cozinha é despejado pela pia ou no ralo, ele não se dilui, e pode contaminar tanto as águas quanto o solo. Cada litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água, causando a morte de espécies vegetais ou animais.

Além disso, essa água precisará ser tratada – processo que custa muito caro. Por todos esses motivos, vale a pena participar da Ecotroca. Veja os pontos de coleta fixo existentes em Cabreúva.

 

Ecoponto do Vilarejo

Rua Monsenhor André Mortari, nº 101 – Vilarejo.

Ecoponto do Vale Verde

Avenida Vale Verde, S/N - Vale Verde

Secretaria do Meio Ambiente

Praça Alberto Mesquita Camargo, S/N – Centro

Associação Comercial

R. Maranhão, 492 – Jacaré

Fundo Social de Solidariedade de Cabreúva

Rua Paraíba, 703 - Jacaré

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Ecotroca de óleo
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

17 ABR

Convite: Inauguração da nova Praça do Bonfim

13 ABR

Prefeitura inaugura nova Praça do Pinhal

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.