Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

19 DEZ

Diversão mais segura: Defesa Civil intensifica combate ao uso de cerol e linha chilena


Atualizado em 20 Dez 2016 às 03h

A Defesa Civil de Cabreúva, juntamente com o Conselho Tutelar e a Guarda Municipal, estão fazendo uma grande operação no município nesse fim de ano, buscando orientar jovens e adultos sobre a proibição do uso de cerol ou linha chilena em pipas e papagaios. Durante a operação, todas as linhas irregulares foram recolhidas e as pessoas orientadas sobre a proibição do uso. Após a orientação, em caso de reincidência, quem for pego utilizando linhas irregulares será conduzido à Delegacia e poderá pagar multa. Caso a pessoa que for pega com esse tipo de material seja menor de idade, os responsáveis legais irão responder pelo ato.

 

No período de férias escolares, a brincadeira se torna mais frequente nas ruas de todos os municípios da região, porém, quando não tomados os devidos cuidados quanto às linhas cortantes, a brincadeira pode acabar em tragédia. Na região já foram registrados vários casos de acidentes envolvendo cerol ou linha chilena, o que preocupa as autoridades do município.

 

De acordo com a Lei nº 12.192, de 06 de janeiro de 2006, do Governo do Estado de São Paulo, é proibido o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas, o que pode gerar multa em caso de descumprimento.

 

Além da proibição do uso, a Lei nº 10.017, de 1º de julho de 1998, também do Governo do Estado de São Paulo, proíbe a fabricação e venda desse tipo de material. De acordo com ela, “fica proibida a fabricação e a comercialização da mistura de cola e vidro moído utilizada nas linhas para pipas.” A Lei diz ainda que os estabelecimentos que forem pegos produzindo ou comercializando esse tipo de produtos, podem ser notificados e até fechados em caso de reincidência.

 

OPERAÇÃO

 

A operação já passou por vários bairros e continua por todo o município, principalmente durante o período de férias, visando garantir a diversão de todos, porém com segurança.

 

ORIENTAÇÃO

 

O Conselho Tutelar e a Defesa Civil pedem que os pais ou responsáveis orientem seus filhos quanto à proibição do uso desse tipo de material e acompanhem de perto para que todos possam se divertir, porém com segurança.

 

DENÚNCIAS

 

As denúncias sobre a utilização, fabricação ou comércio desse tipo de material podem ser feitas pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 153 (Guarda Municipal).

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: cerolOperação CerolDCgm
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Danilo Biazin
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

02 ABR

Casa de Agricultura realiza visitas técnicas contra a raiva

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.