Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

01 MAR

Defesa Civil registra chuvas acima da média durante o mês de fevereiro


Atualizado em 01 Mar 2016 às 01h

O mês de fevereiro foi marcado por instabilidades climáticas e muito calor em toda região e em Cabreúva não foi diferente, as variações de temperatura e clima foram constantes durante todo o mês, mudando de céu aberto para nublado e chuvoso em poucos minutos.

 

De acordo com dados do CPTEC/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), o volume de chuva durante o mês de fevereiro foi maior que o esperado em Cabreúva, chegando a quase 200mm, quando a média normal na região para esse período varia em torno de 140mm.

 

O levantamento no município é feito com base nos dados fornecidos pelos pluviômetros automáticos, instalados no Centro e também no Jacaré. Esses equipamentos são responsáveis por medir o nível de precipitação (chuva) e pelo fato de serem interligados ao Cemaden (Centro Nacional de monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), permite com que o órgão repasse informações a toda a região, visando antecipar qualquer desastre natural que possa afetar a população.

 

O verão teve início oficialmente no dia 22 de dezembro, às 2h48, pelo horário de Brasília. É nesta estação que se concentra grande parte da chuva anual das Regiões Sudeste e Centro-Oeste.

 

Segundo dados, os dois últimos verões, de 2014 e de 2015, foram marcados por fortes bloqueios atmosféricos, que causaram severa redução nos volumes de chuva e aumentaram o calor. As chuvas constantes do verão 2016 serão fortemente influenciadas pelo fenômeno oceânico-atmosférico El Niño, caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

 

A Defesa Civil mantém um monitoramento constante em todas as áreas de risco, a fim de evitar quaisquer incidentes que possam ocorrer em função da chuva, além disso, a equipe mentem contato direto com os órgãos do Estado visando amenizar quaisquer problemas que possam ser ocasionados pela chuva. Em caso de emergência, é só acionar o 199.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: chuvaCabreúvadefesacivil
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Danilo Biazin
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

02 ABR

Casa de Agricultura realiza visitas técnicas contra a raiva

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.