Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

29

Defesa Civil alerta sobre crime ambiental contra Saruês


Atualizado em 29 Set 2021 às 03h

A Defesa Civil de Cabreúva tem recebido muitos chamados para captura de filhotes de saruê (uma espécie de gambazinhos que habita o Brasil), principalmente de moradores de condomínios da cidade. E, quando chegam ao local, encontram só os filhotes sem a mãe, o que, na maioria das vezes, ocasiona a morte dos animais por fome e hipotermia, não resistindo até serem levados à Associação Mata Ciliar.

 

Diante das ocorrências, a Defesa Civil faz um alerta para que as pessoas não separem os filhotes de suas mães e não a matem em hipótese alguma. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, retirar animais silvestres do ninho é crime ambiental previsto em lei.

 

Segundo Alex Barbosa, coordenador da Defesa Civil de Cabreúva, muitas pessoas não sabem, mas um saruê pode evitar que cobras e ratos cheguem ou permaneçam nos quintais das casas.

 

“Se um saruê for picado por uma jararaca, não acontecerá nada com ele. O animal produz um soro que inativa o efeito do veneno da cobra em seu corpo. É normal esses bichinhos estarem em casas ou telhados. Eles estão em época de reprodução e perderam seus espaços na mata devido às queimadas e construções próximas a seu habitat natural”, afirma Alex.

 

A Defesa Civil pede para que as pessoas, ao verem um saruê fêmea com seus filhotes, não matem a mãe e nem os filhotes. Eles pedem para que entrem em contato pelo telefone 199, ou 4529-6929, que a Defesa Civil irá até a residência. A Defesa Civil sabe a maneira correta de resgatá-los e irá soltá-los em um lugar seguro, onde possam viver em paz.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Defesa Civil
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

02 ABR

Casa de Agricultura realiza visitas técnicas contra a raiva

02 ABR

Secretaria da Educação e Meio Ambiente realiza formação de professores

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.