Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

10 OUT

Creadoca tem programas de adoção responsável e de castração de cães e gatos


Atualizado em 11 Out 2019 às 09h

Inaugurado em 6 de outubro, o Centro de Esterilização e Adoção de Cães e Gatos (Creadoca) já realizou, nesta semana, a castração de dez animais, entre cães e gatos. As cirurgias de castração são um dos principais objetivos do Creadoca – órgão criado nesta gestão, a partir da promulgação da Lei 2.232/19.

 

O órgão tem, também, como meta, controlar a população de cães e gatos do município e ainda promover campanhas estimulando a adoção responsável. Nesta quinta-feira (10), cinco animais (dois cães e três gatos) passaram pela cirurgia de castração. A cirurgia pode ser solicitada por entidades de proteção animal e munícipes de baixa renda.

 

A castração dá um grande alívio aos donos dos animais – bem como à comunidade em geral, já que evita a multiplicação de cães e gatos sem dono pelas ruas, sem qualquer cuidado. Por conseqüência, a saúde pública também ganha em qualidade.

 

Cães e gatos beneficiados

 

Entre os animais que passaram pela castração nesta quinta estava o cão Marley, de cinco anos. “Ele é uma mistura de pitbull com labrador”, definiu Evelyn Modesto Santos, responsável pelo animal. Marley estava ansioso, e se manteve perto da dona o tempo todo. Evelyn contou que soube da campanha de castração pelo Facebook da Prefeitura. “É uma cirurgia que custa uns R$ 300. Que bom que a Prefeitura está oferecendo”, comentou.

 

Quem também se beneficiou com os serviços do Creadoca foi a gata Shaninha, de pelo branco, olhos azuis e cerca de um ano de idade. A dona dela, que se identificou como Dulcinéia, contou que o bicho foi atirado para dentro da casa. “Pegaram no rabo dela, rodaram e jogaram para dentro do meu quintal. Estou cuidando com carinho”, relatou a moradora do Jacaré.

 

Os animais foram pesados enquanto os proprietários assinavam um termo de responsabilidade cirúrgica e, na sequência, passavam pelo processo de anestesia para a cirurgia. A administradora do Creadora, Rubênia do Vale, informou que já há cirurgias agendadas até novembro – mas que novos pedidos continuam sendo feitos. Todos serão atendidos, respeitando-se a ordem de procura.

 

O procedimento

 

Rubênia alerta que já houve desistências de cirurgias em cima da hora – mas o cidadão sequer telefonou para avisar e, assim, poder passar a vaga para outra pessoa. “É preciso responsabilidade das pessoas”, pede.

 

Os animais chegam para a cirurgia logo cedo, às 8h – e são retirados a partir das 15h. Rubênia explica que, após a cirurgia, há uma conversa da veterinária, em que ela explica o procedimento, os cuidados com o pós-operatório, além de dar o receituário ao dono do animal.

 

A equipe do Creadoca é formada, além da própria Rubênia (coordenadora), por Cristina e Lilian (limpeza), Dra. Tatiane (médica veterinária), Wellington (estagiário de Medicina Veterinária), Rubens (motorista) e Roselena.

 

O Creadoca não faz recolhimento de animais.

 

Mais informações sobre a castração podem ser obtidas pelo telefone (11) 4409-1056.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.