Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

26 JUL

COMDEMA realiza sua 79ª reunião on-line em ambiente virtual


Atualizado em 26 Jul 2022 às 09h

Na última quarta-feira (20) ocorreu a 79ª Reunião Ordinária do COMDEMA, mediada pela Presidente  do COMDEMA, Gláucia Cristiane Sousa, para discutir assuntos pertinentes ao Meio Ambiente e Sustentabilidade da cidade de Cabreúva.

A reunião contou com a presença de outros membros do Conselho, como representantes do Poder Público e membros da sociedade civil. Entre estes estavam presentes a Associação dos Escoteiros, Instituto Plataforma Brasil - IPB, Associação dos Funcionários Públicos de Cabreúva, Associação dos Produtores Rurais de Cabreúva.

O representante do Corpo de Bombeiros de Jundiaí fez uma apresentação aos conselheiros, o 1º tenente Flávio Medrado do 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí, apresentou as principais áreas de atuação, estrutura, dados estatísticos e ações de prevenção e combate à incêndios na região e também dos próximos trabalhos em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Cabreúva.

Ao seguir da reunião, a Presidente apresentou uma proposta a Resolução nº 007, de 20 de Julho de 2022, que dispõe sobre a criação de Comissão Intersetorial para auxílio na elaboração do Relatório de Gestão Ambiental (RGA) do Programa Município Verde Azul - Ciclo 2023.

Após aprovação da maioria dos membros, foi discutida e determinada a substituição de membros do conselho, com o lançamento de um edital para abertura de novos membros da sociedade civil interessados em ingressarem.

O município de Cabreúva está inserido no programa estadual Água é  Vida, no eixo Rios Vivos, que auxilia os municípios em atividades de segurança hídrica, e na pauta levantada na reunião, foi conversado sobre a demanda para a realização de serviços de desassoreamento, que foi encaminhada para o programa, tendo em vista que os cursos d’água já apresentam comprometimento para a conservação e escoamento.

Outro informe passado em reunião, foi sobre a visita dos técnicos do Instituto de Pesquisa Tecnológica - IPT do Estado de São Paulo, para avaliar a possibilidade de auxiliar o município nas  demandas ambientais;  O Município de Cabreúva  indicou 3 demandas,sendo a Revitalização de Bacias Hidrográficas para Captação de águas para abastecimento, mapeamento de áreas prioritárias para conservação e recuperação ambiental e a elaboração de um Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil.

Ao final da reunião  foi realizado os informes a atuação da CONIRPI no Município, para projetos de reflorestamento, a conclusão da regularização fundiário do Vilarejo em conjunto com a empresa TOPSER, a participação na 1ª audiência pública do Plano Regional de Resíduos Sólidos e na reunião da Câmara Técnica de Eventos e Educação Ambiental CT-EEA do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê CBH- SMT a reunião foi  realizada  por vídeoconferência , no dia 07 de Julho, para discutir o Plano de Trabalho da Câmara Técnica e solicitação ao Grupo Técnico  de Crise Hídrica o material  produzido para informar  sobre a escassez hídrica que abrange a bacia hidrográfica do  rio Sorocaba e  Represa de Itupararanga e, planejamento do evento   que será realizado no dia 02 de agosto, em comemoração aos 27 anos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio  Sorocaba e  Médio Tietê  e finalizando a reunião foi informado o andamento dos projetos de educação ambiental que vem sendo executado pela empresa EPPO.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: verdeazulCabreúvaCOMDEMAmeioambiente
Autoria: Meio Ambiente
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 ABR

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente realizou uma reunião conjunta com a Comissão Municipal de Institucionalização da Educação Ambiental.

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.