Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

PERFIL - Meio Ambiente

30

Cabreúva participa da 27ª reunião da Câmara Técnica de Saneamento


As funcionárias da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Gláucia Cristiane de Sousa (chefe do setor de Meio Ambiente) e Ana Paula Maria Regra (fiscal da Parceria Público Privada), participaram da 27ª reunião da Câmara Técnica de Saneamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, coordenada pela Eleusa Maria da Silva (OAB Votorantim).

A reunião foi realizada na quarta-feira (17 de agosto), para tratar assuntos referentes à adesão dos municípios da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento dos Recursos Hídricos - UGRHI 10 (Tietê/Sorocaba) aos blocos estabelecidos pela Lei Estadual nº 12.383/2021.

Nesta reunião a Drª. Milena Ferreira Santos, advogada, com foco em saneamento básico e infraestrutura, presidente da Comissão de Direito ao Saneamento Básico – OAB Sorocaba, apresentou aos participantes  a relação e as consequências jurídicas; haja vista que a regionalização apresenta alguns pontos controvertidos como: ausências de divulgação dos estudos que basearam para formação das Unidades  Regionais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, poucas Unidades Regionais, a divisão das URAES não observa o gerenciamento por bacia hidrográfica, causando prejuízo nas metas, desarticulação da Lei como o disposto no Estatuto das Metrópoles.

A Agência Reguladora dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari – ARES PCJ através do Dr. Carlos Roberto de Oliveira, Diretor da Agência, apresentou análise jurídica sobre os serviços de Regulação e Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico, de acordo com a Lei 11.445/2017, esclarecendo que deve ser planejada para resíduos sólidos e drenagem.

Foi apresentado aos participantes o andamento dos Planos de Saneamento e do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios Integrantes do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê, apresentado pelo Ricardo Tierno, do Consórcio Gestão CF.

Faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê representantes do Poder Público (esfera Estadual e Municipal), Sociedade Civil (ONGs, Universidades e Associações) e Usuários de Água.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.