Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

01 JUN

Serviço de Inspeção Municipal dá vida nova a produtor de Cabreúva


Atualizado em 02 Jun 2020 às 11h

Erico Kolya, do Sítio Sete Luas, é o primeiro produtor rural de Cabreúva a conquistar o SIM - Serviço de Inspeção Municipal.

 

O SIM é um selo que visa regularizar microempresas rurais que produzem queijo, carne, ovo e mel na cidade, a partir de regras e inspeções definidas pela Secretaria de Agronegócio.

 

O objetivo é legalizar a atividade de pequenos produtores da cidade e garantir a qualidade do produto, para que possam concorrer de forma justa no mercado.

 

Kolya é produtor de queijo desde 2017, com produção mensal de 60kg do produto, com seis tipos. ”Desde o início, procurei a secretaria para apoiar a gente para entender qual seria a parte legal da nossa produção e como a secretaria poderia ajudar a gente. Neste período fomos melhorando nossa produção, ajustando as normas e agora se concretizou, conseguindo o selo”.

 

Ele espera com o selo agregar valor a seu produto.

 

 

“O selo traz uma segurança para o négocio e também para o consumidor. Vou conseguir atingir pessoas que não atingiria antes. Será um efeito cascata de benefícios, já que com o selo vou aumentar a produção. Para isso, precisarei de mais leite bom e vou buscar nos produtores locais de Cabreúva, pagando bem por isso. Vou conseguir planejar meu crescimento, investir com segurança e, junto com o selo, vem outras melhorias. A gente já redefiniu nossa identidade visual, estamos com uma embalagem nova, com um produto melhor, com uma validade maior e conseguindo atingir pessoas que não conseguíamos atingir antes”, explica.

 

Inspetor do SIM, Alberto Micheletti, explica que o SIM tira o pequeno produtor da clandestinidade. “Este selo permite que ele venda seu produto oficialmente na cidade de Cabreúva. É uma demanda antiga dos pequenos produtores da agricultura familiar de querer regularizar sua produção e seu produto. É um um cuidado à mesa e valorização do pequeno produtor. O selo vem para garantir mais qualidade aos produtos de origem animal e, em consequência, mais segurança alimentar aos consumidores”, explica.

 

Segundo ele, o selo SIM tem uma série de exigências. Na produção do queijo, por exemplo, o leite tem que passar por pasteurizador com qualidade, o produtor tem que apresentar atestado de vacinação e de sanidade do rebanho, não pode pegar leite de qualquer produtor, ter atestado de saúde dos funcionários, limpeza e higienização dos locais.

 

“Além disso, o produto tem que ter um responsável técnico e o local passa a ser inspencionado de forma rotineira. Até análise da água utilizada é feita. O processo é rigoroso, tudo para garantir a qualidade do produto.”

 

O produtor com o selo SIM vai beneficiar toda uma cadeia em Cabreúva. “Com o selo, o produto muda totalmente de categoria, que pode ser apresentado em todo comércio e isso amplia o leque de venda dele e traz bons desdobramentos secundários. Este produtor vai aumentar suas vendas e ampliar sua demanda de leite de cru junto a outros pequenos produtores regionais”, explica ele, que agradeceu as secretarias de Negócios Jurídicos, Tributário e de Gabinete pela concretização do SIM.

 

Os produtores podem se informar sobre o SIM na Secretaria do Agronegócio, que fica na Av. Marciano Xavier de Oliveira, 476, no Centro ou pelo telefone 4528-1305.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: CabreúvaAgriculturasimselosim
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.