Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

21 FEV

Nobuyuki Matsubara será homenageado no Dia do Agricultor


Atualizado em 11 Mar 2020 às 08h

Nobuyuki Matsubara, no alto dos seus 82 anos, fala com amor de uma vida dedicada ao campo com serenidade. Ele conta que sua trajetória sempre foi na roça, onde trabalha desde os 5 anos e de onde só saiu por um período de seis anos - tempo em que morou no Japão (e trabalhou em uma fábrica de peças de carro). “Eu já plantei café, amendoim, milho, batata, algodão... passei minha vida na terra!”, relembra.

 

Apesar do nome sugerir outra coisa, Nobuyuki nasceu no Brasil, na cidade de Promissão (que fica há 440 km de Cabreúva), no ano de 1938. Foi só em 1969 que chegou a Cabreúva, com a mulher e três filhos. Ele conta que, nessa época, plantava morango e caqui.

 

“Eu cheguei a colher caqui com quase 1kg”, lembra o agricultor, orgulhoso de suas colheitas. Hoje em dia – e graças à aquisição de um trator Massey Fergusson 283 – o trabalho da família é na plantação de milho, cujas sementes compra da Secretaria do Agronegócio de Cabreúva.

 

“Sempre gostei de terra, do campo, desde pequeno. Meu pai plantava na terra dele: milho, feijão, arroz. Eu não descansava nem aos sábados nem aos domingos! Plantava feijão e cheguei a ter mais dinheiro que meu pai”, diz, rindo. E completa: “Os filhos têm que trabalhar e construir suas vidas, não podem ficar dependendo de outras pessoas não!”

 

Seo Nobuyuki acredita que o trabalho na lavoura é puxado, mas é gratificante trabalhar com o que se ama: “Olha, não é fácil não! Mas cada um tem seu dom! E se não tiver amor, a coisa não vai.”

 

Mesmo com a idade avançada, o agricultor esbanja saúde e vitalidade. Ele diz que não tem dores e nem toma remédios, mas que se dá um dia de folga quando está cansado. “Se eu estiver muito cansado, não vou não. E às vezes eu vou só por esporte, pra fazer um exercício, porque não pode ficar muito parado não”, brinca.

 

Seo Nobuyuki Matsubara será um dos homenageados no Dia Municipal do Produtor Rural de Cabreúva, evento que a Secretaria do Agronegócio realiza todos os anos.

 

A cerimônia acontecerá no dia 10 de março, às 19h, na Emeb Mário Faciolli, que fica na Rua Cônego Motta, no Centro.

 

LEIA TAMBÉM

 

Produtor rural José Marcos Guimarães será homenageado

Prefeitura incentiva produtores de queijo a se regulamentarem

Prefeitura irá homenagear o legado do produtor rural José da Cruz

 

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: AgricultorHomenagem
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.