Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

19 NOV

Unidades de saúde convidam pacientes para ações do Novembro Azul


Atualizado em 21 Nov 2019 às 10h

Depois do Outubro Rosa, agora é a vez dos homens darem uma atenção especial à saúde. Neste mês, é realizada a tradicional campanha “Novembro Azul”, que tem como foco a prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens.

 

Em Cabreúva, para chamar a atenção sobre o assunto e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, algumas unidades de saúde estão programando atividades especiais durante este mês e convidam seus pacientes a participarem.

 

A USF Vale Verde programou para o dia 25 (segunda-feira), a partir das 8h, uma manhã especial, com diversas atividades: avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e oferta de guias de PSA (exame que detecta alterações na próstata) para pacientes a partir de 50 anos. As ações serão na rua dos Coqueiros, 118.

 

Além disso, a equipe da unidade vai aproveitar para dar início à campanha de prevenção contra Aids, com orientação sobre o teste rápido de HIV e sífilis, realizados nas unidades de saúde da cidade.

 

No dia 27 (quarta-feira), a partir das 14h, a UBS Vilarejo fará uma tarde “para cuidar da saúde dos homens”. Os agentes comunitários prepararam diversas atividades, como roda de conversa, exposição de fotos e café da tarde, com convidados da rede e voluntários para falarem sobre o câncer de próstata.

 

A USF do Centro (CS3) também vai juntar o “Novembro Azul” e o “Dezembro Vermelho”, de prevenção da Aids, e fará uma ação no dia 29 (sexta-feira), na praça Comendador Martins, a partir das 14h.

 

Serão oferecidos: avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, pré- avaliação e solicitação de guia de PSA se necessário, pela médica da unidade, atividade física, além de incentivo a testagem rápida, nas unidades, e divulgação do cartaz "Eu sou um cartaz HIV positivo”.

 

A secretária de Saúde, Rita Hollo, lembra ainda que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Jundiaí, que é referência para consultas com urologistas na região, oferece o programa "Filho que ama leva o pai ao AME", que atende homens a partir de 50 anos sem necessidade de encaminhamento médico. "É necessário apenas o cartão do SUS", reforça. O programa oferece exames preventivos nas áreas de urologia e cardiologia. É so ligar no número 0800-7790-000 e agendar.

 

DOENÇA

 

O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

 

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

O homem deve procurar um médico a partir dos 40 anos ou quando perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

 

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, a partir dos 50 anos, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

12 ABR

Saúde promove Dia D de vacinação neste sábado (13)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.