Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

27 ABR

Saúde cria Protocolo de Parto


Atualizado em 29 Abr 2016 às 11h

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 19 de abril, em parceria com a Santa Casa, uma reunião com enfermeiros, médicos e técnicos para estabelecer e organizar o Protocolo de Parto, com o Plano de Parto preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e destinado às gestantes do município.

Segundo a Secretária de Saúde, Dra Rita Moraes Hollo, o Protocolo pretende direcionar a forma como as gestantes deverão ser atendidas no momento do parto, através de um questionário preenchido pela própria gestante, com suas próprias escolhas, as quais determinam, por exemplo, a presença de acompanhante na hora do parto. A liberdade para escolher a melhor posição para a criança nascer e que o bebê seja colocado imediatamente, após o parto, ao contato pele a pele dando início a amamentação, também fazem parte das questões estabelecidas no Plano.

Essas escolhas serão atendidas desde que não haja no momento do parto nenhuma intercorrência que coloque a mamãe ou o bebê em risco.

Parto humanizado

De acordo com Dra Lilian Albano, umas das profissionais que articulam este serviço, o Plano de Parto, com 25 questões, será preenchido pela gestante durante o pré-natal com a orientação do ginecologista que a acompanha e permanecerá com ela até o momento do parto, quando deve ser entregue ao hospital.

“A Santa Casa já se tornou referência na humanização do parto natural, por meio do Quarto Semente. Agora, através deste Protocolo teremos a oficialização deste serviço, e a vontade da mãe manifestada por escrito. Vale ressaltar também que somos pioneiros na região na realização deste serviço”, afirma Lilian.

Participaram da reunião todos os enfermeiros responsáveis pelas Unidades de Saúde do município; Dra Cecília Saito Hirama, ginecologista da Saúde e da Santa Casa; Dr Eduardo de Paula Leite, responsável técnico pela Santa Casa; Dra Lilian Albano, da Secretaria de Saúde; a fonoaudióloga Angela Regina Inforzato Cardinalli, que atua no serviço de Reabilitação Municipal e na Santa Casa e, a coordenadora da Atenção Básica Paula Santos.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.