Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

13 FEV

Saúde alerta sobre riscos e orienta cuidados após alagamento


Atualizado em 17 Fev 2020 às 12h

A Secretaria de Saúde de Cabreúva está orientando os moradores do Bananal, que tiveram de deixar suas casas após o alagamento que atingiu o bairro, sobre os principais cuidados ao voltar para casa, que devem ser com a limpeza e monitoramento de possíveis sintomas de doenças.

 

O médico Guilherme Pinheiro, que atende na unidade de saúde do bairro, explica que a água contaminada requer atenção especial, pois o contato pode causar doenças como leptospirose, hepatite, tétano e doenças diarreicas.

 

Por isso, a primeira providência é fazer uma limpeza completa em toda a casa: piso, paredes, bancadas, portas, janelas e quintal. A limpeza deve ser feita primeiro com água e sabão em pó. Depois, deve-se desinfetar o local com hipoclorito de sódio, que está sendo distribuído na unidade de saúde do Bananal. “O ideal é misturar o produto com água e deixar agir por 30 minutos”, ensina.

 

Ele destaca ainda que é essencial proteger o corpo durante a limpeza, usando luvas, bota ou galocha e, se possível, máscara. “Se houver contato com a água contaminada, o ideal é tomar um banho imediatamente.”

 

Outra orientação importante, frisa Guilherme, é não consumir, de jeito nenhum, alimentos que tenham tido contato com a água da enchente. “Infelizmente, é preciso jogar tudo fora”, orienta o médico.

 

A caixa d’água também merece atenção e precisa ser esvaziada e higienizada. A dica é limpar com uma escova e pano limpo, jogar uma mistura de 1 litro de água sanitária para cada mil litros de água e deixar agir por duas horas. Depois, jogar toda essa água fora.

 

Doenças – Além da limpeza, os moradores precisam ficar atentos aos possíveis sintomas de doenças que podem surgir após contato com água contaminada do alagamento. Nesses casos, podem ocorrer doenças como hepatite A, tétano e leptospirose, por exemplo.

 

De acordo com Guilherme, nos próximos 15 dias, pelo menos, o morador precisa monitorar surgimento de febre, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça e olho e pele amarelados. Ao surgir qualquer sintoma, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: bananalalagamentosaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

12 ABR

Saúde promove Dia D de vacinação neste sábado (13)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.