Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

22 OUT

Primeiríssima Infância recebe visita de profissionais de Pilar do Sul


Profissionais da saúde, educação e assistência social da cidade de Pilar do Sul estiveram na quinta-feira (22) em Cabreúva em busca de boas referências para a implantação do Programa Primeiríssima Infância em sua cidade.

A equipe, formada por uma coordenadora da Educação Infantil, um vereador, uma técnica em enfermagem e duas assistentes sociais, foi recepcionada pela supervisora de ensino, Shirlene Vasconcellos, e pela articuladora regional do programa, Tereza Betelli Piccolo, que os levou para conhecer duas referências em ações em prol da primeira infância: a EMEB Nossa Senhora d’Aparecida e a Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro.

No período da manhã, em que estiveram na EMEB, os profissionais foram acompanhados pela diretora Mazelei Domingues pela escola e conheceram diversos projetos, como o ‘Na Minha Cidade Tem’, os instrumentos musicais gigantes (que ficam no pátio para as crianças brincarem), a proposta de inserir sucatas como brinquedos para estimular a criatividade, de desenvolver os sentidos com brinquedos sensoriais e o projeto Escola de Pais (que reúne pais para reuniões formativas).

No período da tarde, o grupo conheceu a USF do Centro, onde foi recepcionado pela enfermeira Juliana Oraggio. A articuladora da Diretoria Regional de Saúde (DRS 7), Lígia Bestetti, também esteve presente nesse momento. Ao entrarem, eles se depararam com um lindo espaço lúdico, onde três crianças coloriam desenhos tranquilamente. “Todas as unidades de saúde de Cabreúva têm espaço lúdico. Se não tivesse esse espaço essas crianças estariam correndo, chorando, nervosas, querendo ir embora”, comentou Lígia.

A enfermeira Juliana contou ao grupo que iniciativas do Primeiríssima Infância têm dado certo na cidade, como o encontro de gestantes, incentivo e acompanhamento da amamentação, agendamento da primeira consulta com pediatra até dez dias depois do nascimento do bebê (que é possível graças ao trabalho em parceria com a Santa Casa, as visitas das gestantes à maternidade, onde conhecem os espaços, os profissionais e tiram suas dúvidas sobre o momento do parto, ações de parto humanizado (realizado no quarto semente, com amamentação imediata após o nascimento e só cortar o cordão umbilical depois que ele parar de pulsar), acompanhamento das mães que tem dificuldade de amamentar, entre outros. “Tudo isso se tornou possível quando Cabreúva ampliou o Comitê do Primeiríssima Infância e incluiu mais profissionais”, comentou Juliana. E completou: “Eu avalio que o atendimento às crianças melhorou muito com a implantação do Primeiríssima em Cabreúva.”

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: primeiríssima infância
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

12 ABR

Saúde promove Dia D de vacinação neste sábado (13)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.