Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

03 DEZ

Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal visita Santa Casa


Eduardo Queirós, presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), responsável pela criação e pela implantação do Programa Primeiríssima Infância, visitou a Santa Casa na manhã da terça-feira, dia 1, para conhecer as boas práticas de parto da unidade.

Eduardo foi recebido pelo gestor técnico da Santa Casa, Eduardo Roberto de Paula Leite, e pela interventora Elisabeth Gomes, assim como pela articuladora municipal do Programa, Juliana Oliveira.

A visita começou com o agradecimento de Eduardo Leite à Fundação, que deu formações de parto humanizado e foi a responsável pelo que ele chama de uma “mudança de hábitos que transformou o olhar da equipe”. A implantação do parto humanizado se deu com a inauguração do Quarto Semente (pré-parto, parto e pós parto), em 1º de junho.

Em seguida, o gestor apresentou a Santa Casa ao presidente, contando sobre as mudanças. A primeira foi a permissão e o incentivo ao acompanhante durante o trabalho de parto. Na entrada da maternidade já há uma placa dizendo que esse é um direito da mãe, que foi fotografada pelo presidente da Fundação. Eduardo conta que, antes, na sala onde é feito o primeiro atendimento à gestante em trabalho de parto, só havia uma cadeira, para ela. “Agora, temos duas cadeiras, porque pensamos no acompanhante como presença indispensável”, disse o médico.

No Quarto Semente, o médico conta toda a rotina do parto humanizado: mulher livre para se movimentar, ao invés de presa à cama do centro cirúrgico; direito ao acompanhamento garantido, que traz maior conforto e segurança; opções não farmacológicas de alívio da dor, como exercícios de pilates, banho, massagem; presença da doula para conforto emocional e físico; menores taxas de episiotomia (corte no períneo); aspiração do bebê apenas se necessário; mamada na primeira hora; contato pele a pele entre bebê e mãe proporcionado imediatamente, criando vínculo.

O presidente da Fundação se diz impressionado com a estrutura da Santa Casa de Cabreúva. “É normal essa estrutura na região? Isso aqui é sensacional! Vocês estão de parabéns!”, comenta.

Eduardo Leite, coordenador da Santa Casa conta que hoje a maternidade cabreuvana é procurada, inclusive, por pacientes que têm convênio médico, justamente pelo parto humanizado.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

12 ABR

Saúde promove Dia D de vacinação neste sábado (13)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.