Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Saúde

06 MAI

Mais saúde - Rede municipal de saúde desenvolve projeto de incentivo ao aleitamento materno


Atualizado em 06 Mai 2016 às 02h

“Se fosse disponibilizada uma nova vacina que pudesse prevenir a morte de um milhão de crianças ou mais por ano e que, além disso, fosse barata, segura, de administração oral e não exigisse uma cadeia de frio, esta se tornaria uma prioridade imediata para a saúde pública. A amamentação pode fazer tudo isso e muito mais”. A afirmação é da revista científica britânica "The Lancet". E Cabreúva se empenha cada vez mais no incentivo ao aleitamento materno para que o leite seja, sim, a principal vacina dos nossos bebês. Prova disso é o trabalho realizado, desde 2015, pela fonoaudióloga Ângela R. I. Cardinalli na Santa Casa de Cabreúva em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Ângela está à frente do Projeto ‘Mãmãe eu Quero’, que realiza palestras sobre amamentação para gestantes em todas as Unidades de Saúde da Família do município, além de visitar as novas mamães da Santa Casa três vezes na semana, sempre pela manhã. Em cada visita, ela conversa, explica o processo de amamentação, tira dúvidas, dá dicas e ensina a posição e a pega correta na hora do bebê mamar.

 

“É importante a posição e a pega correta. A barriga do bebê deve estar encostada na barriga da mãe. A boquinha não deve pegar só o bico, mas também uma boa parte da aréola. Nessa fase o bebê deve ser amamentado em livre demanda”, explica. O projeto também quer saber como está à amamentação depois que o bebê sai do hospital. Para isso, Ângela cria um vínculo com a paciente, e entra em contato por telefone com todas as mães que tiveram seus bebês na Santa Casa.

 

Capacitação para os funcionários da Santa Casa

 

O Projeto vem rendendo bons frutos. E para que todos os funcionários da Santa Casa estejam sensibilizados com a causa, o Comitê de Aleitamento Materno formado por Ângela, pela enfermeira Gislaine Moreira, pela nutricionista Mônica Prado e pelo médico pediatra Pedro Itiro promoveu o I Encontro dos Colaboradores da Santa Casa de Cabreúva.

 

“O aleitamento materno previne doenças; melhora o desempenho das crianças em testes de QI; ajuda o útero da mãe a voltar ao tamanho normal; reduz o câncer de mama e de ovário. Mas não é só isso. O aleitamento materno promove um vínculo único entre o bebê e sua mãe”, afirma o médico pediatra Pedro Itiro durante a palestra com os funcionários da Santa Casa.

O intuito principal deste trabalho realizado pelo Comitê, segundo Ângela, é de capacitar os colaboradores de todos os setores a respeito de noções básicas sobre aleitamento e interá-los das normas estabelecidas pelo Comitê no hospital.

“Esse trabalho de sensibilização tem uma grande meta, pois a UNICEF e a Organização Mundial da Saúde (OMS) exigem o conhecimento sobre aleitamento materno entre todos os funcionários para que, futuramente, o hospital consiga pleitear o selo Hospital Amigo da Criança. O objetivo é mobilizar os funcionários para que mudem condutas e rotinas e diminuam os índices de desmame precoce”, afirma.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

12 ABR

Cabreúva tem 376 casos confirmados de dengue

12 ABR

Saúde promove Dia D de vacinação neste sábado (13)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.