Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

07

Você sabe o que é Leishmaniose Visceral (LV)?


Atualizado em 08 Ago 2023 às 08h

Leishmaniose Visceral ou LV para os íntimos, é uma doença zoonótica de evolução crônica que causa acometimento de vários órgãos como fígado e baço. No caso humano se não tratada pode levar a óbito até 90% dos casos. 
Causada por um protozoário (Leishmania chagasi) e transmitida pela picada de um “mosquito palha” (Lutzomya longipalpis), que é pequeno de cor palha ou amarelada, possui o hábito noturno e se desenvolve na matéria orgânica de locais com sombra ou umidade. Os cães são a principal fonte de infeção da LV, apresentando sintomas como apatia, emagrecimento, lesões de pele, queda de pelos (inicialmente ao redor dos olhos e orelhas), conjuntivite e crescimento anormal de unhas. Em caso de suspeitas de LV em cães, há exames laboratoriais específicos disponíveis.
O tratamento em cães pode melhorar os sintomas, mas não promove a cura, ou seja, os cães permanecem infectados, o que significa que não elimina a necessidade de outras medidas de controle, como uso de coleira repelente.
Medidas Preventivas:
 • Manter os imóveis limpos, sem acúmulo de matéria orgânica, dando destino adequado ao lixo, recolhendo de terrenos e quintais folhas de árvores, frutas, restos de madeira, entulho e fezes de animais.
• Manter os cães com coleira repelente impregnada com deltametrina a 4% (com troca periódica) e buscar atendimento veterinário caso apresentem sintomas, notificando o serviço público de saúde em caso de suspeita da doença. 
 • Uso de telas mosquiteiros em canis coletivos. 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: prefeituradecabreuvasaúde
Fonte: Secretaria de Saúde
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.